Primeiras impressões: Peugeot 3008 chega para renovar a marca no Brasil

0

Nova geração do SUV tem design marcante e vem recheada de itens de série. Peugeot 3008 oferece muita tecnologia a partir de R$ 135.990

Por Thiago Ventura

Do Rio de Janeiro * – A Peugeot lança no Brasil a segunda geração do 3008. O SUV foi revelado mundialmente no Salão de Paris e apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2016. O modelo desembarca com dupla missão: além de medir forças no segmento dos SUVs médios, pretende ser a “nova cara” da Peugeot no Brasil.

Com 4,44 metros de comprimento e distância entre eixos de 2,67 m, o 3008 está completamente renovado em relação ao modelo anterior. Agora é um autêntico SUV, com linha de cintura alta, grandes rodas e altura do solo ampliada, com 22 cm.

O lançamento é equipado com o veterano e eficiente motor 1.6 THP turbo com injeção direta, abastecido apenas com gasolina, que rende 165 cv de potência e 240 Nm de torque. A transmissão é automática de seis velocidades, com acionamento elétrico e opção de trocas de marcha em borboletas atrás do volante ou na alavanca de câmbio.

O Peugeot 3008 é vendido em uma versão única, sem opcionais, a Griffe THP 17/18 a partir de R$ 135.990, valor válido apenas para a cor de lançamento ‘Metallic Copper’. A marca fez uma pré venda de 50 unidades; todos os veículos disponíveis foram vendidos em duas horas!

Design e vida a bordo

O 3008 é construído na plataforma EMP2, a mesma de modelos como o Peugeot 3008, Citroen C4Picasso e o Opel Grandland X, dentre outros. A frente do carro é bem verticalizada, com destaque para a grade cromada com efeito 3D e os faróis recortados, que lembram o formato de uma pata de leão, símbolo da Peugeot. O conjunto óptico tem luzes diurnas e de neblina em LED. Vem ainda com faróis Full LED de série.

As rodas são diamantadas com 19″ e têm acabamento em dois tons. A traseira do 3008 possui desenho limpo e moderno. Uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas com luzes de LED, que formam três garras, em mais uma referência ao leão.

O destaque do 3008, contudo está no interior. O veículo foi o primeiro da marca a exibir o i-cockpit 2.0, segunda geração do painel. O volante é pequeno e tem as partes superior e inferior com aba reta e o quadro de instrumentos fica acima deste; é uma tela de 12.3 polegadas, personalizável. Na parte central, sistema multimídia com tela touch capacitiva (permite mais de um toque) de 8″.

Merece atenção o conjunto de botões físicos abaixo da central para ajustes do sistema de mídia e climatização: as peças lembram as teclas de um piano. Por sinal, o 3008 foi criado a partir do trabalho de equipes de Design da Peugeot em todo o planeta. E boa parte do visual interno foi sugestão da equipe brasileira.

A central multimídia é bem intuitiva e fácil de operar. No entanto, o carro não tem sistema de navegação nativo. Assim, para utilizar mapa ou GPS, o cliente precisa usar aplicativo do próprio celular. Felizmente, a central vem com conexão Android Auto, Apple Car Play e Mirror Link para espelhamento do smartphone na tela. Segundo a Peugeot, a opção de não ter o GPS foi para baratear custos, principalmente nas atualizações dos mapas, que acabam onerosas para o cliente.

O acabamento é primoroso com apliques em tecido e couro nas portas e no painel. O teto solar tem abertura elétrica e vem com uma iluminação azul, ambient light, em LED. No console central, um porta-objetos refrigerado, recurso presente também no porta luvas.

Um mimo que o 3008 oferece é o sistema de massagem nos bancos dianteiros. São oito bolsas de ar que podem oferecer cinco tipos de massagens diferentes! Confesso que achei desnecessário, mas após testá-lo comprovei que é bem útil em distâncias longas. O carro leva bem quatro pessoas e uma criança ou adulto de dimensões medianas no banco do maio. O SUV e oferece três pontos de ancoragem de Isofix: duas atrás e uma no banco da frente.

Ao volante

Importado da França, a marca escolheu o motor 1.6 THP Turbo, abastecido somente a gasolina para equipar o carro no Brasil. O bloco rende 165 cavalos de potência e 240 Nm (24.5 kgf.m) de torque com apenas 1.400 rpm.

Nós fizemos um test drive com o carro do Rio de Janeiro até Petrópolis, subindo a serra pela BR-040. O 3008 tem um comportamento dinâmico, garantindo boas retomadas e fôlego para esticar um pouco mais. Não se trata de um desempenho fora do comum, como pode ser observado no casamento do mesmo motor com modelos menores como o 2008, 2008 ou mesmo o 308. O novo SUV tem massa de 1,567 kg; o THP mostra-se adequado à proposta do carro.

As trocas de marchas são rápidas e inteligentes e não devem nada em relação ao segmento, principalmente considerando que oferece seis velocidades enquanto há rivais com até nove. A caixa EAT6 tem acionamento elétrico e o carro oferece opção de trocas manuais com borboletas no volante e na manopla de câmbio.

 

A suspensão privilegia o conforto, mas sem assustar nas curvas. O 3008 permite uma viagem tranquila como bem recomenda um veículo utilizado por famílias. Um fator bem positivo é o nível de ruído da cabine: muito baixo. Em algumas situações ouve-se mais o contato dos pneus no solo que o ronco do motor.

A posição ao dirigir é mais elevada. O banco possui regulagens elétricas com memória e o volante pode ser ajustado (manualmente) em altura e profundidade. O volante, diga-se de passagem, é pequeno e os instrumento são observados por cima dele; estranha no começo e além disso, mesmo com ajuste da posição do motorista de acordo com as recomendações de segurança, acaba por obstruir a visão da parte inferior do display.

Conteúdo

Ao estudar a melhor opção para o Brasil, a Peugeot resolvou lancar o 3008 em versão única e sem opcionais. E esse é mais um diferencial em relação aos rivais; a saber: Audi Q3, Jeep Compass, Hyundai Tucson, Kia Sportage e Volkswagen Tiguan, dentre outros.

O 3008 oferece de série seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder, Isofix, sensor crepuscular, sensor de chuva, freio de estacionamento eletrônico, rebatimento elétrico dos retrovisores, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré com visão 180º, retrovisor interno eletrocrômico e bancos de couro com massageador, para citar alguns.

Entre os itens exclusivos, estão o quadro de instrumentos totalmente digital, carregamento de celular por indução e a câmera de ré 180º. Itens de série como os faróis Full LED e as rodas de 19″ só são oferecidas nas versões topo de linha dos concorrentes. Além disso possui o maior porta-malas, com 520 litros.

Na “tropicalização” para o Brasil, o 3008 acabou ficando sem alguns itens interessantes, que são disponíveis no exterior. É o caso do sistema Start/Stop do motor ou equipamentos de segurança, ainda exclusivos para modelos mais caros em nosso mercado: frenagem automática de emergência, alerta de colisão, alerta de saída de faixa e alerta de pontos cegos. Isso sem falar no sistema de reconhecimento das placas de velocidade e recomendação, mas é claro: seria inútil com as estradas de péssima sinalização Brasil afora..

Para rodar por aqui, a Peugeot também trocou os pneus de ultra baixa resistência à rodagem (UBRR) de 17’’ e 18’’ ou os 19’’ stretch (205/55 R19) pelo 235/50 R19, mais adequado às nossas (péssimas) vias.

Transmissão automática tem seis velocidades e acionamento elétrico.

Conclusão

O Peugeot 3008 chega ao mercado mostrando além de um design marcante, que atrai olhares por onde passa um pacote interessante de conteúdo. A pré-venda esgotada em duas horas é um sinal que aposta deu certo e ele pode encontrar um lugar ao Sol e representar uma nova fase da marca no Brasil.

O SUV chega num momento em que a nova administração faz ações em sua rede de concessionários para resgatar a imagem da Peugeot junto ao público brasileiro. Isso inclui a promessa de um atendimento “sem pegadinhas” nas revisões e mimos para fidelizar os clientes. Vamos ver qual será a resposta do mercado.

* Jornalista viajou à convite da Peugeot do Brasil