Confira os carros mais vendidos em 2017: líder de mercado, zero em segurança

0

Chevrolet Onix é tricampeão entre os automóveis mais vendidos no Brasil, mesmo com resultado negativo no crash test. Jeep Compass brilha entre os SUVs



Por Thiago Ventura
Carro Esporte Clube 

As vendas de automóveis e comerciais leves apresentaram crescimento de 9,36% em 2017 sobre o ano anterior, mostrando que o setor automotivo enfim saiu da crise.  É o que revela o relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Entre os automóveis de passeio, temos um tricampeão brasileiro. O Chevrolet Onix driblou adversários e resultados negativos de segurança para ser o carro mais vendido no Brasil em 2017 com números para lá de expressivos: 188.654 unidades emplacadas. O hatch da General Motors colocou mais de 80 mil unidades de dianteira sobre o segundo colocado! O Hyundai HB20, com expressivos 105.539.

O terceiro carro mais vendido no Brasil em 2017 foi o Ford Ka, com 94.893 emplacamentos, seguido de  Volkswagen Gol – 73.919 e Chevrolet Prisma, com 68.988.

Entre os dez automóveis mais vendidos, encontramos o caso do Toyota Corolla, que emplacou mais de 66 mil unidades. Trata-se do sedã médio mais vendido no Brasil. O modelo japonês é o sinônimo dessa categoria em nosso mercado. Para ter ideia do domínio, ele vendeu mais que o dobro do segundo colocado, Honda Civic, que teve 25.871.

Se a trinca de mais vendidos (Onix, HB20 e Ka) permanece sem alteração há mais de três anos, o segmento mais aquecido do planeta a conversa é diferente. Entre os utilitários-esportivos (SUV), temos um novo líder no Brasil:  o Jeep Compass.

Modelo americano produzido em Goiana (PE) ultrapassou o até então mais vendido Honda HR-V ao emplacar 49.197 unidades em 2017. Dentro do segmento, ele é considerado no Brasil como “SUV médio”. Apesar disso, o preço das versões de entrada se aproximam das opções top de linha dos SUVs compactos, o que fez muita gente migrar para o degrau de cima.

Considerando os compactos, o HR-V foi o mais vendido. Na segunda posição, o Hyundai Creta superou o Jeep Renegade e ficou com a vice liderança da categoria.

Líder de mercado, zero em segurança

A General Motors merece ser enaltecida pelo bom trabalho feito com o Chevrolet Onix, tricampeão brasileiro. Soube projetar um veículo com design e cesta de equipamentos  de acordo com os anseios do cliente. O modelo oferece bom custo-benefício com uma boa central multimídia, a MyLink, atual objeto de desejo de muitos motoristas.

Além disso, o carro inovou, ao oferecer opção de transmissão automática de seis velocidades. É bom lembrar que o padrão para  a categoria eram as caixas do tipo automatizada, conhecidas pelos “trancos”.

Com mais de 188  mil unidades vendidas (somam-se todas as versões, incluindo a de entrada Joy e a aventureira Activ), o Onix consolida também garante ao cliente uma boa revenda. Geralmente os modelos mais vendidos e com boa aceitação têm mais liquidez a queda na depreciação.

Porém, o primeiro lugar para o Onix revela um lado negativo. O carro recebeu NOTA ZERO em segurança no crash test feito pelo LatinNCAP. O resultado foi revelado em maio de 2017. Tal alerta em nada adiantou: o carro disparou como mais vendido.

O terceiro colocado, Ford Ka, também foi reprovado no mesmo teste. Em outubro o LatinNCAP concedeu zero estrela ao hatch americano.  O HB20 tem nota de três estrelas no teste de impacto, mas um detalhe. O coreano foi avaliado em novembro de 2016, apenas no impacto frontal. Tanto Onix quanto o Ka, quando tiveram o teste atualizado com as novas normas que incluem batidas laterais zeraram…

Por outro lado, Toyota Corolla e Jeep Compass têm nota máxima sem segurança. O sedã até recebeu uma premiação do LatinNCAP devido proteção extra no impacto para pedestres. O Compass foi avaliado pelo EuroNCAP também com nota máxima; ainda falta testar o modelo feito no Brasil.

Top 10 Carros mais vendidos em 2017

1º – Chevrolet Onix – 188.654
2º – Hyundai HB20 – 105.539
3º – Ford Ka – 94.893
4. Volkswagen Gol – 73.919
5. Chevrolet Prisma – 68.988
6. Renault Sandero – 67.344
7. Toyota Corolla – 66.188
8. Fiat Mobi – 54.270
9. Jeep Compass – 49.187
10. Honda HR-V – 47.775

Jeep Compass x Honda HR-V foi a briga do ano!

Hyundai Creta também fez bonito:

https://www.instagram.com/p/BcKn6bOn5pL/

 

Já o Ford Ka precisa melhorar em segurança: