Startup alemã cria motocicleta elétrica com impressora 3D

0

Moto elétrica Nera teve os seus componentes confeccionados por impressoras 3D , inclusive as rodas e o sistema de amortecimento!

nera-3d-printed-electric-motorcycle-1

Por Thiago Ventura

As possibilidades de aplicação de novas tecnologias como a impressão 3D não param de crescer. A startup alemã BigRep, especializada nesse tipo de tecnologia revelou a moto-conceito Nera: trata-se da primeira moto elétrica feita totalmente em impressora 3D!

O veículo, de 190 cm de comprimento e 90 cm de altura, possui todos os componentes de carroceria e carenagem impressos. Partes elétricas, motor e bateria, contudo são ‘convencionais’. São apenas 15 componentes: rodas, quadro, assento e até os pneus – que não usam câmaras de ar – foram impressos! Além disso, utiliza amortecedores flexíveis em vez de suspensão.

O design futurista da moto foi criado pela empresa alemã. Contudo, o veículo não deverá ser produzido em série. Trata-se de um estudo das possibilidades da tecnologia A empresa pontua que a Nera ilustra os enormes benefícios que a impressão 3D oferece para a produção de peças de uso final, particularmente para tamanhos de lote entre um lote e outro, reduzindo prazos e custos, otimizando cadeias de suprimentos e limitando a dependência de redes de fornecedores.

youtu.be/s4p59wk_0R4

Na construção da NERA, os engenheiros não adaptaram simplesmente os projetos de motocicletas existentes, mas imaginaram uma moto para a tecnologia FFF (fabricação por filamento fundido) de grande formato, estabelecendo uma referência para um design verdadeiramente criativo, quebrando os limites da engenharia mecânica tradicional.

“A Nera combina várias inovações desenvolvidas, como o pneu sem ar, a integração funcional e a tecnologia de sensores incorporados”, explica Daniel Büning, co-fundador e diretor administrativo da NOWLAB, que pertence à BigRep. “Esta motos e nossos outros protótipos aumentam os limites da criatividade de engenharia e reformularemos a tecnologia AM (Additive Manufacturing) como a conhecemos. ”

nera-3d-printed-electric-motorcycle-4
Nera-moto-elétrica