Rastreador veicular: entenda como o dispositivo funciona e a importância da instalação correta

0

Dispositivo permite localizar de maneira ágil os veículos furtados ou roubados. Como consequência, o investimento no seguro automotivo também é menor

Você já pensou em instalar um rastreador veicular? O uso desse dispositivo tem se disseminado em função do grande volume de veículos roubados ou furtados no país. De acordo com dados das secretarias estaduais de Segurança Pública, a quantidade de ocorrências aumenta ano a ano.

Além da perda material, os roubos também estão associados à violência. Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, nos estados em que houve aumento do número de roubos, também foram registradas taxas de homicídio mais elevadas.

Assim, o crescimento das instalações de sistemas de rastreamento está diretamente relacionado à falta de segurança. Afinal, o dispositivo permite identificar o local exato do veículo, inibe a ação de criminosos e reduz o custo de seguros.

Continue a leitura para entender melhor como o rastreador veicular funciona e quais os cuidados na hora de comprar.

Saiba o que é o rastreador veicular

O rastreador localiza o veículo e identifica as rotas percorridas, por meio de GPS (Global Positioning System) ou radiofrequência. Confira como funcionam cada uma das tecnologias:

  • o GPS é um dispositivo móvel, que registra a localização por satélite. As coordenadas geográficas são transmitidas pela Internet para uma central, que identifica o local onde o carro está. É o modelo mais utilizado para o rastreamento veicular;
  • a radiofrequência utiliza ondas de rádio. O aparelho instalado no veículo capta os sinais de rede dentro de uma determinada área e depois envia essas ondas de rádio para a central.

O rastreador permite localizar de maneira ágil os veículos furtados ou roubados. Como consequência, o investimento no seguro automotivo também é menor. Afinal, em caso de sinistro, a recuperação é bem mais simples.

Além disso, o sistema de rastreamento veicular eleva a segurança do motorista e dos ocupantes do carro. Isso é importante, pois, se ocorrer um eventual sequestro, a localização será mais rápida.

Há sistemas que permitem que o proprietário do veículo acompanhe, pela Internet, o deslocamento ou a posição do automóvel. Já outros dependem do monitoramento feito por uma central específica.

Existem ainda rastreadores com botão de pânico que, quando acionados, alertam a central, que pode tomar ações de emergência, como o bloqueio do veículo.

Vale lembrar que é possível instalar o sistema de rastreamento em qualquer tipo de veículo, como caminhões, automóveis e motocicletas.

Para frotas, o dispositivo é interessante porque, além da maior segurança de cargas e dos ocupantes do veículo, o sistema de rastreamento também contribui para o controle de consumo de combustíveis. Com isso, é possível promover maior economia e ganhar competitividade.

Confira os cuidados para instalação do rastreador

Embora a instalação do rastreador seja relativamente simples, é essencial que o trabalho seja realizado por alguém que conhece o dispositivo e seu funcionamento. Caso o instalador não observe alguns cuidados, o risco é de que o sistema elétrico do veículo seja afetado.

Assim, o local de instalação do dispositivo, o uso de peças de fixação adequadas e o isolamento são fundamentais para garantir a integridade do veículo.

É importante também explicar que não existe um local ideal de instalação. Aliás, a recomendação é de que sejam utilizados pontos diversos, pois isso dificulta a identificação (e burla) do equipamento, por parte de criminosos.

Assim, em muitos casos, nem o próprio dono do veículo sabe onde o rastreador está instalado. Esse é um procedimento de segurança, para evitar que, em caso de roubo, o motorista seja pressionado a desligar o aparelho.

Por essa razão, se houver qualquer problema no funcionamento do dispositivo ou mesmo na parte elétrica do veículo, é fundamental que a manutenção seja realizada por instaladores capacitados. Dessa forma, apenas profissionais especializados devem fazer a instalação e a manutenção.

Além disso, é importante ressaltar que o rastreador veicular precisa ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).  

Ficou interessado em adquirir um dispositivo de rastreamento? Então solicite agora mesmo um orçamento do equipamento pelo 10km. Com isso, você economiza tempo e recebe as propostas rapidamente!

Conteúdo oferecido pelo nosso parceiro 10 km