Nissan comemora 20 anos de presença oficial no Brasil

0

 Durante as duas décadas, foram quase 885 mil carros comercializados no país. Nova geração do Nissan Versa é a próxima aposta pra o Brasil

 

Marca comemorou nesta sexta (23), duas décadas de atividades oficiais no país. A Nissan se instalou com uma filial no no ano 2000. Inicialmente, a marca comercializou veículos importados de outros países. O primeiro deles foi a Nissan Pathfinder, um dos SUVs ícones da marca em todo o mundo.

Pouco tempo depois, no dia 20 de dezembro de 2001, era inaugurada a fábrica de veículos comerciais para produzir modelos da Renault e da Nissan em São José dos Pinhais, no Paraná, dentro do Complexo Industrial da Renault. Esta foi a primeira fábrica comum da Aliança no mundo e passou a produzir em 2002 a picape Nissan Frontier (foto), que foi seguida, a partir de 2009, de outros modelos da marca como o Nissan Livina, Livina X-Gear e Grand Livina.

Essa história terá um novo capítulo na próxima semana, quando será lançada a nova geração do Versa.

Os últimos 20 anos foram muito importantes para a consolidação da Nissan no mercado brasileiro. Apesar de sermos ainda jovens no país, temos uma fábrica muito eficiente, escritórios em diferentes cidades do país, uma rede de concessionárias forte e bem distribuída, e uma equipe, de cerca de 2.000 funcionários, muito profissional e dedicada. Alinhados com o Nissan NEXT, plano global de transformação da marca até 2023, seguimos planejando cada passo do nosso crescimento local, comprometidos com o país, a sustentabilidade do negócio, com foco no cliente e na qualidade japonesa”, afirma Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.

 Durante as duas décadas, foram quase 885 mil* carros comercializados no país. Além disso, produziu-se mais de 646 mil ** automóveis da Nissan em solo nacional, nas fábricas de Resende (RJ) e São José dos Pinhais (PR). O modelo mais vendido pela marca no período foi o Nissan Versa, seguido do crossover Nissan Kicks e do compacto Nissan March. Além disso, a evolução de participação de mercado ao longo dos anos foi de 0,02% em 2.000 para 3.3% no acumulado do ano de 2020 (janeiro a setembro).

Um pouco da história

Após ter sido representada por empresas importadoras locais em diferentes épocas no Brasil – os primeiros registros datam do início dos anos 1950, quando até mesmo alguns veículos chegaram a ser montados em São Paulo – a Nissan se instalou oficialmente com uma filial no país no ano 2000. 

Em 2011, a Nissan deu um passo importante em sua estratégia de crescimento e consolidação no país, anunciando um investimento de R$ 2,6 bilhões para construir o Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, 100% dedicado a produção de automóveis Nissan. 

O Complexo Industrial de Resende foi inaugurado em 15 de abril de 2014, com fábricas de automóveis e de motores. A produção começou com os modelos Nissan March e Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V, de três cilindros, e 1.6 16V, de quatro cilindros.

Assim, a empresa, que tinha 200 funcionários em 2010 no país, hoje conta com mais de 2.000 empregados diretos. Eles ficam divididos entre:

  • Sede da Nissan do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro
  • Complexo Industrial e Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças, ambos em Resende (RJ)
  • Escritório com foco na área comercial, na cidade de São Paulo
  • Centro de Treinamento, em Jundiaí (SP)
  • Áreas de Engenharia e Compras, em São José dos Pinhais (PR)

Além destas equipes, a Nissan do Brasil abriga ainda o Estúdio Satélite de Design, um dos sete hubs de design da marca no mundo, dedicado aos projetos para a América Latina, como o Nissan Kicks, por exemplo. Também criou o Instituto Nissan, braço de responsabilidade social e sustentabilidade da empresa no país.