Assunto está na Agenda Regulatória do Denatran aprovada para os próximos dois anos. Carros autônomos já existem no Brasil, como os Tesla. Usar modo 100% autônomo é infração de trânsito
Tecnologia já presente em alguns modelos vendidos no Brasil e também disponível em unidades de importação direta, os carros autônomos serão regulamentados neste ano de 2021. A informação consta da agenda regulatória do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que vale para os anos 2021 e 2022. Atualmente, é considerada infração de transito tirar as mãos do volante, o que torna ilegal usar recursos semi e completamente autônomos.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
O órgão não deu mais informações do que pretende propor para os carros autônomos no Brasil. Além disso, também não há prazo para conclusão dos estudos, mas a sinalização de que alguma novidade pode surgir ainda em 2021. Os estudos para regulamentação da tecnologia ficam por conta da Coordenação-Geral de Segurança (CGST).
Entre os 25 temas que serão estudados este ano, estão também a incorporação de novos itens de segurança veicular, regulamentação do drogômetro e a revisão do processo do condutor. Em 2022, serão 20 temas a serem tratados, como a inclusão de multas ambientais nos sistemas Renavam e Renainf. A agenda ainda pode sofrer alterações de prazos e ajustes. Clique aqui e veja os temas.
Níveis de automação
Os carros autônomos têm cinco níveis de operação. O primeiro nível de automação diz respeito a equipamentos de auxílio ao motorista, como o cruise control, o piloto automático, algo já presente há muito tempo. No segundo estágio, há uma automação parcial: os veículos possuem radares e sensores que mapeiam objetos ao redor e tomam alguma decisões. É o caso do Cruise Control adaptativo.
No terceiro nível, os veículos podem se movimentar por conta própria tanto na parte de aceleração e direção quanto no monitoramento ativo do ambiente. Já existem modelos em oferta, como o BMW Série 5, que atuam assim. Conseguem manter uma condução em rodovias e mesmo trechos urbanos em que o motorista pode tirar as mãos do volante.
LEIA TAMBÉM:
Telefonia 5G e tecnologia V2X vão revolucionar a indústria automobilística
Carros autônomos podem melhorar o trânsito em 35%
Acidente com Volvo XC90 da Uber deixa autônomos mais distantes
Carros autônomos são irreversíveis no mercado mundial
Salão de Frankfurt: Audi A8 é o primeiro carro autônomo homologado
Carro do futuro será um celular com rodas
O nível quatro já é da automação alta: o condutor poderá até mesmo dormir ao longo da viagem, já que praticamente todas as atividades serão feitas pelo sistema autônoma. Contudo, ainda haverá a figura do volante e controles do carro. No quinto nível, a conversa fica mais séria: tudo será feito pela máquina. O motorista vira um mero passageiro e pode dedicar todo o seu tempo dentro do veículo para fazer outras atividades.
LEIA TAMBÉM:
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos