Bolsonaro diz que Ford não falou ‘a verdade’ sobre fechamento de fábricas no Brasil

0

Presidente criticou montadora americana após anúncio de fechamento de fábricas no Brasil. Ford encerra produção após 102 anos e vai provocar mais de 5 mil demissões em São Paulo, Bahia e Ceará

Ford decidiu não produzir mais veículos no Brasil, mas manteve investimentos na Argentina

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido-RJ) criticou a montadora americana Ford Motor Company, que anuniciou o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil. Para o presidente, a Ford não falou ‘a verdade’ sobre o motivo de encerrar a produção no Brasil. Além da Ford, em dezembro a Mercedes-Benz também encerrou a produção de automóveis no Brasil.

“Lamento os cinco mil empregos perdidos. Agora a empresa não fala que em novembro. Agora a imprensa não fala que em novembro nós criamos 414 mil empregos. E estamos perdendo cinco mil agora. Repito, lamento. Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade. Querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando 20 bilhões para eles como fizeram nos últimos anos? Dinheiro de vocês, de impostos de vocês para fabricar carro aqui? Não. Perdeu a concorrência. Lamento”, afirmou Bolsonaro a apoiadores.

SAIBA MAIS SOBRE O FECHAMENTO DA FÁBRICA DA FORD
Metalúrgicos da Ford tentam reverter milhares de demissões com fechamento de fábricas no Brasil
Ford encerra produção de carros após 102 anos no Brasil e decreta fim de linha para Troller
Ford recebeu R$ 20 bilhões em incentivos fiscais e mesmo assim fecha fábricas no Brasil

Em comunicado oficial, divulgado nessa segunda, a Ford diz que a justificativa é a mudança de perfil d empresa e a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia da covid-19 “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

LEIA TAMBÉM
Desafio: você consegue encontrar 10 veículos da Ford neste desenho?
Ford Territory 2021 esgota primeiro lote em duas semanas de pré-venda
Conheça o carro chinês que deu origem ao Ford Territory
Andamos no Ford Territory, que chega em Agosto
Ford fecha fábrica em SP, encerra produção do Fiesta e coloca 3 mil empregos em risco
Ford oferece até R$ 93 mil extras em programa de demissão e prorroga lay-off

Ministério pede reformas

Na mesma linha ufanista, o Ministério da Economia lamentou a decisão da montadora Ford de encerrar a produção no Brasil, porém disse que a “saída do país contrasta com a recuperação na indústria nos últimos meses”.

“O Ministério da Economia lamenta a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil. A decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise”, divulgou a pasta esta noite em comunicado.

Segundo a equipe econômica, o governo tem promovido ações para reduzir o custo de manter negócios no país. No entanto, a pasta pediu a aprovação de reformas que modernizem a economia brasileira.

Maia critica Bolsonaro

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a decisão da Ford de encerrar a produção de veículos em suas fábricas no Brasil é uma demonstração da falta de credibilidade do governo.

Para Maia, faltam regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional. Ele disse ainda esperar que a decisão da Ford alerte o governo e o parlamento para avançar na modernização do estado e na garantia da segurança jurídica para o capital privado no País.

“O fechamento da Ford é uma demonstração da falta de credibilidade do governo brasileiro, de regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional. O sistema que temos se tornou um manicômio nos últimos anos, que tem impacto direto na produtividade das empresas”, afirmou Rodrigo Maia por meio de suas redes sociais. (Fonte: Redação, Ag. Brasil e Câmara )