Bolsonaro diz que Ford não falou ‘a verdade’ sobre fechamento de fábricas no Brasil

Presidente criticou montadora americana após anúncio de fechamento de fábricas no Brasil. Ford encerra produção após 102 anos e vai provocar mais de 5 mil demissões em São Paulo, Bahia e Ceará

Ford decidiu não produzir mais veículos no Brasil, mas manteve investimentos na Argentina

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido-RJ) criticou a montadora americana Ford Motor Company, que anuniciou o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil. Para o presidente, a Ford não falou ‘a verdade’ sobre o motivo de encerrar a produção no Brasil. Além da Ford, em dezembro a Mercedes-Benz também encerrou a produção de automóveis no Brasil.

“Lamento os cinco mil empregos perdidos. Agora a empresa não fala que em novembro. Agora a imprensa não fala que em novembro nós criamos 414 mil empregos. E estamos perdendo cinco mil agora. Repito, lamento. Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade. Querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando 20 bilhões para eles como fizeram nos últimos anos? Dinheiro de vocês, de impostos de vocês para fabricar carro aqui? Não. Perdeu a concorrência. Lamento”, afirmou Bolsonaro a apoiadores.

SAIBA MAIS SOBRE O FECHAMENTO DA FÁBRICA DA FORD
Metalúrgicos da Ford tentam reverter milhares de demissões com fechamento de fábricas no Brasil
Ford encerra produção de carros após 102 anos no Brasil e decreta fim de linha para Troller
Ford recebeu R$ 20 bilhões em incentivos fiscais e mesmo assim fecha fábricas no Brasil

Em comunicado oficial, divulgado nessa segunda, a Ford diz que a justificativa é a mudança de perfil d empresa e a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia da covid-19 “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

LEIA TAMBÉM
Desafio: você consegue encontrar 10 veículos da Ford neste desenho?
Ford Territory 2021 esgota primeiro lote em duas semanas de pré-venda
Conheça o carro chinês que deu origem ao Ford Territory
Andamos no Ford Territory, que chega em Agosto
Ford fecha fábrica em SP, encerra produção do Fiesta e coloca 3 mil empregos em risco
Ford oferece até R$ 93 mil extras em programa de demissão e prorroga lay-off

Ministério pede reformas

Na mesma linha ufanista, o Ministério da Economia lamentou a decisão da montadora Ford de encerrar a produção no Brasil, porém disse que a “saída do país contrasta com a recuperação na indústria nos últimos meses”.

“O Ministério da Economia lamenta a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil. A decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise”, divulgou a pasta esta noite em comunicado.

Segundo a equipe econômica, o governo tem promovido ações para reduzir o custo de manter negócios no país. No entanto, a pasta pediu a aprovação de reformas que modernizem a economia brasileira.

Maia critica Bolsonaro

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a decisão da Ford de encerrar a produção de veículos em suas fábricas no Brasil é uma demonstração da falta de credibilidade do governo.

Para Maia, faltam regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional. Ele disse ainda esperar que a decisão da Ford alerte o governo e o parlamento para avançar na modernização do estado e na garantia da segurança jurídica para o capital privado no País.

“O fechamento da Ford é uma demonstração da falta de credibilidade do governo brasileiro, de regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional. O sistema que temos se tornou um manicômio nos últimos anos, que tem impacto direto na produtividade das empresas”, afirmou Rodrigo Maia por meio de suas redes sociais. (Fonte: Redação, Ag. Brasil e Câmara )

Comentários

comments

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!