Máquina do Tempo? SUV Fiat Progetto 363 é flagrado com equipamentos inusitados

3

‘SUV do Argo’ foi visto com equipamentos estranhos durante testes. Ou seria um DeLorean disfarçado? Progetto 363 será concorrente do Volkswagen Nivus e terá novo motor 1.0 turbo GSE ao invés de capacitor de fluxo

SUV Fiat Progetto 363 é flagrado em Belo Horizonte. Carro será rival do Nivus
SUV Fiat Progetto 363 é flagrado em Belo Horizonte. Carro será rival do Nivus

Thiago Ventura

Zebrados ou encaixotados, protótipos de novos veículos chamam muito atenção. Então, o que dizer dessa mula do novo SUV Fiat Progetto 363? Com tantos equipamentos estranhos, a pergunta não pode ser outra: é uma máquina do tempo?

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Foi exatamente assim que nosso leitor Thiago Lemos, do Click Car BH, brincou ao enviar essa foto tirada em Belo Horizonte (MG), na manhã desta quarta (14). A piada diz respeito ao DeLorean DMC-12 Máquina do Tempo, veículo pelo doutor Emmett Brown e pilotado pelo Marty McFly no filme De Volta para o Futuro.

Seriam esses estranhos equipamentos alguma espécie de capacitor de fluxo ou algum circuito de tempo criados pelos engenheiros da Stellantis? Da ficção para realidade, os objetos perto da tampa do porta-malas é um filtro de Arla, presente em motores diesel. Talvez esse protótipo do SUV Fiat Progetto 363 estivesse testando alguma motorização desse combustível, permitido na Argentina e em outros países.

Progetto 363

Para o mercado brasileiro, ao invés de algum tipo de máquina do tempo, o SUV Fiat Progetto 363 vai ser oferecido com os novos motores turbinados da Stellantis. Em março, a planta de Betim começou a fabricar os novos blocos. O ‘SUV do Argo’ terá o novo bloco 1.0 três cilindros GSE turbo. Nossa aposta é que o motor tenha em torno de 130 cv, para brigar de igual para igual com o 1.0 TSI da Volkswagen. Também será oferecido na versão de entrada com bloco 1.3 FireFly. A transmissão será manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT.

Dianteira do novo SUV flagrada pelo Autos Segredos

Enquanto nós conseguimos foto dessa ‘Máquina do Tempo’, nossos amigos do Autos Segredos tiraram foto da dianteira, inclusive já com peças finais para produção em série. Segundo o site, o carro terá dianteira alta e faróis Full LED. Grades terão filetes horizontais inspirados no conceito Fiat Fastback. Clique aqui para ler a matéria do Autos Segredos.

SUV Progetto 363 no BBB

A Fiat revelou em março três episódios da websérie sobre seu no SUV, o Projeto 363, ou ‘Progetto Fiat 363’, como a marca vem falando para ressaltar sua italianidade. Os vídeos fazem parte de ação de marketing em que montadora vai dar uma unidade do Novo SUV a(o) vencedor(a) do BBB21. Utilizando a mesma plataforma do Argo, será um SUV subcompacto com desafio de enfrentar concorrentes como o Volkswagen Nivus.

Design do Projeto 363 no BBB

Além do teaser, a marca divulgou o segundo episódio da websérie exibida no BBB sobre o Progetto Fiat 363. No vídeo, a marca explora um pouco do trabalho de design para criar o SUV.

O episódio mostra um visita do fotógrafo e artista plástico Felipe Morozinia ao Design Center Latam, no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG) acompanhado de Daniel Gerzson, Chief Designer de Exterior da Stellantis para a América do Sul. 

“O processo de desenvolvimento do design de um carro é composto por várias etapas onde os times criativos trabalham em conjunto. Partindo do Exterior e Interior do automóvel, passando pela Modelagem, Cores e Materiais e User Experience é que se transformam ideias em um automóvel. É gratificante que o assunto tenha visibilidade em rede nacional, ainda mais vindo de uma marca como a Fiat, que é premiada neste quesito, e principalmente por trazer a emoção mundialmente conhecida do design italiano”, afirma Peter Fassbender, diretor de Design da Stellantis para a América Latina.

LEIA TAMBÉM:
Em primeira mão: FCA começa a fabricar motores turbo em outubro e Projeto 363 chega em 2021
Fiat Strada 2021: nova geração da picape-compacta chega por R$ 63,5 mil
Fiat Strada vende mais que carro de passeio e fecha agosto na vice-liderança
Por R$ 92 mil, Fiat Strada 2021 ganha série limitada Opening Edition

3 Comentário

  1. […] O carro será lançado dia 04 de maio, na final do Big Brother Brasil. O vencedor do programa vai levar uma unidade do ‘novo SUV Fiat’ como prêmio. A paraibana Juliette é a favorita para vencer o BBB e ganhar o modelo, ainda sem nome oficial.Flagra divulgado pelo Carro Esporte Clube mostra o novo veículo com estranhos equipamentos, semelhantes a uma ‘máquina do tempo’. Clique aqui para conferir. […]

  2. […] Derivado do Fiat Argo, o modelo será um ‘SUV subcompacto’, nicho que no passado recente era destinado aos ‘aventureiros’. Brechas na legislação permitem que as montadoras homologuem esses veículos como utilitários esportivos. Flagra divulgado pelo Carro Esporte Clube mostra o novo veículo com estranhos equipamentos, semelhantes a uma ‘máquina do tempo’. Clique aqui para conferir. […]

  3. […] Derivado do Fiat Argo, o modelo será um ‘SUV subcompacto’, nicho que no passado recente era destinado aos ‘aventureiros’. Brechas na legislação permitem que as montadoras homologuem esses veículos como utilitários esportivos. Flagra divulgado pelo Carro Esporte Clube mostra o novo veículo com estranhos equipamentos, semelhantes a uma ‘máquina do tempo’. Clique aqui para conferir. […]

Comentários fechados