Adeus, combustão! Volvo só terá carros eletrificados no Brasil

0

País é o segundo no mundo em que a Volvo toma tal decisão. Marca sueca investe em carros eletrificados e abre pré-venda do novo Volvo XC40 Recharte Pure Eletric

Volvo XC40 Recharge Pure Eletric está em pré-venda no Brasil por R$ 389,9 mil (Foto: Fábio Aro)
Volvo XC40 Recharge Pure Eletric está em pré-venda no Brasil por R$ 389,9 mil (Foto: Fábio Aro)

A Volvo Cars anunciou nesta terça-feira (18) que passará a vender somente carros eletrificados no Brasil. Trata-se do segundo país em que a marca adota tal estratégia, atrás apenas da Noruega. O anúncio foi feito durante lançamento do novo Volvo XC40 Recharge Pure Eletric, modelo 100% elétrico que já está em pré-venda, por R$ 389.950. A iniciativa faz parte do objetivo da marca de ser completamente elétrica a partir de 2030.


Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

“Esse é um momento histórico. Somos a primeira marca do Brasil a tirarmos de nossa gama todos os modelos à combustão. Agora nossa linha é 100% eletrificada, com todos os modelos com, ao menos, um motor elétrico”, comemora João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. No mesmo evento, o executivo confirmou que o o novo Volvo C40 Recharge será lançado no Brasil e revelou que a marca desenvolve um SUV compacto abaixo do XC40.

A Volvo lançou seu primeiro carro eletrificado no Brasil em 2018, com o XC90 Plug-in Hybrid. A partir daí, cresceu a procura e o desejo dos consumidores por modelos eletrificados, o que motivou a Volvo a lançar cada vez mais modelos com essa motorização no País. Segundo a sueca, a empresa detêm 40% das vendas entre os carros eletrificados vendidos no Brasil.

“Se pegarmos somente os modelos híbridos plug-in, aqueles que podem ser carregados na tomada e abastecidos no posto de combustível, 7 a cada 10 carros comercializados no Brasil é um Volvo”, destaca João.

Gama da Volvo Cars no Brasil: todos os modelos contam com versões eletrificadas (foto: Fábio Aro)

Volvo XC40 Recharge Pure Eletric

A marca sueca lançou também nesta terça a pré-venda do Volvo XC40 Recharge Pure Eletric. Trata-se do primeiro modelo 100% elétrico. O SUV inaugura o novo powetrain P8 com potência de 408 cv e conjunto de baterias capaz de rodar 418 quilômetros. Para os clientes que adquirirem o modelo durante a pré-venda, terão direito a um Volvo Wallbox com a instalação inclusa, que poderá ser feita em sua casa ou escritório.

LEIA TAMBÉM:
Quanto custa o seguro do Volvo XC40 T5 R-Design híbrido?
Quer dirigir um carro híbrido de graça? Volvo vai emprestar modelos para divulgar eletrificação no Brasil
Volvo inaugura primeiro estacionamento para elétricos do Brasil
João Oliveira é o novo diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil
Veículos cedidos pela Volvo passam por mais de quatro mil cidades brasileiras no combate ao COVID-19

O carro tem garantia de 3 anos e virá com um pacote completo de manutenção e serviços por 3 anos. O veículo também terá o inédito sistema multimídia Google Built-in, que integra diversos recursos Google numa tela de 9”, um bagageiro dianteiro e um cluster central em lcd que projeta velocidade, mapas com o percurso, dentre outras informações de fácil visualização.

Carros eletrificados e Investimento em infraestrutura

A Volvo Car anunciou também que vai vai chegar até o fim deste ano com mais de 1.000 eletropostos gratuitos instalados em todo o Brasil. Os pontos estão interligados ao Waze e Google Maps e podem ser utilizados por veículos de qualquer marca e modelo. A empresa ainda anuncia que vai implementar 300 carregadores em edifícios de escritórios corporativos e residenciais com subsídio de instalação.

Volvo Cars será totalmente elétrica até 2030

O investimento faz parte do objetivo da marca de virar líder no mercado de carros elétricos premium. A empresa vai ser completamente elétrica até 2030. Já em 2025, a meta é que 50% das vendas globais sejam de carros totalmente elétricos, com o restante em híbridos.

LEIA MAIS:

Volvo alcança 74,8% de market share de veículos híbridos Plug-in no Brasil