Hatch compacto terá a nova a plataforma CMP. Citroën C3 será o primeiro de uma família de três veículos projetados para a América Latina
A marca francesa já começou a fabricar em série o Citroën C3 na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro. O hatch compacto será o primeiro de uma família de três veículos projetada para os consumidores do Brasil e demais países da América do Sul. O carro será lançado no próximo mês.
O novo C3 terá 3,98 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos e segundo a francesa, ele terá 653 mm de espaço para as pernas de quem vai atrás, 1.418 mm de espaço para os ombros e 991 mm de espaço para a cabeça. O espaço de porta-malas será de 315 litros.
O Novo Citroën C3 inaugura em Porto Real a variante da plataforma CMP (Common Modular Platform) e será o primeiro veículo da Stellantis produzido no Brasil a utilizá-la. A plataforma é reconhecida mundialmente como moderna, modular e de grande flexibilidade, podendo ser usada em veículos dos segmentos B e C.
O modelo foi desenvolvido na região e contou com o trabalho de uma equipe multicultural de colaboradores do Brasil, Argentina, França, entre outros países. O início da fabricação teve a presença dos chefões da Stellantis, grupo dono da Citroën, em especial o CEO global, Carlos Tavares.
“O Novo C3 ilustra perfeitamente a nossa estratégia de internacionalização da Citroën. Estar aqui hoje no Brasil, no início de sua produção em série e ver como esse veículo ficou incrível me deixa enormemente feliz e confiante em tudo que esse carro representa e vai trazer para a nossa marca na América do Sul. Esse é o primeiro veículo da família C-Cubed. Um hatch espetacular, versátil, conectado e com a proposta de conforto inigualável. A combinação da identidade Citroën com a produção local certamente fará do Novo C3 uma opção acessível e muito competitiva para os mercados brasileiro e sul-americano”, declarou Vincent Cobée, CEO da Citroën.
A fábrica de Porto Real (RJ) passou por uma grande transformação industrial e tecnológica para receber a nova plataforma, e contou com investimentos de mais de R$ 220 milhões. Entre as evoluções aplicadas, inclui-se a instalação de novos robôs, além de um inédito processo polivalente e flexível que permitirá a produção do Novo Citroën C3 e ainda favorecerá os atuais modelos fabricados na unidade.
A variante da plataforma CMP será a base do projeto C-Cubed, um conjunto de três novos veículos, que começar a chegar ao mercado com o Novo C3.