domingo, julho 27, 2025

Venda digital de veículos pela CDT chega a 110 mil transações

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) permite venda digital de veículos. Governo contabiliza mais de 110 mil transações pelo recurso em 2022

App Carteira Digital de Trânsito (CDT): venda digital pode ser feita no dispositivo (Foto: Ricardo Botelho/MInfra )
App Carteira Digital de Trânsito (CDT): venda digital pode ser feita no dispositivo (Foto: Ricardo Botelho/MInfra )

Lançada em março de 2022, a funcionalidade Venda Digital, da Carteira Digital de Trânsito (CDT), atingiu a marca de 110 mil negócios realizados em todo o Brasil. A tecnologia reduziu a burocracia ao dispensar a necessidade de reconhecimento firma ou assinar contrato em papel, exigindo apenas a assinatura digital do gov.br e biometria facial, por meio do aplicativo da CDT.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, o vendedor indica o CPF do comprador e manifesta a intenção de venda. O órgão local de trânsito onde ocorreu o registro do veículo toma conhecimento e permite a geração da Autorização para Transferência da Propriedade do Veículo (ATPVe), que aparece na CDT e é assinado eletronicamente por ambas as partes.

CONFIRA AGORA: BOATO no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

Infográfico com as vendas digitais por estado

Como funciona a venda Digital

A ferramenta está disponível em 17 unidades da Federação. Ou seja, é possível comprar e vender veículos registrados nos seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, e Sergipe. A tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

E-book:Saiba tudo sobre o Código de Trânsito Brasileiro! com Julyver Modesto

A transação é segura, exigindo a autenticação no gov.br e biometria facial para a assinatura digital. A Venda Digital está disponível para proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e. Ao todo, mais de 27 milhões de pessoas possuem documentos emitidos a partir desta data. (Fonte: Redação e Ag.Brasil)

https://youtube.com/watch?v=j3QlTbe6SnA%3Fversion%3D3%26rel%3D1%26showsearch%3D0%26showinfo%3D1%26iv_load_policy%3D1%26fs%3D1%26hl%3Dpt-BR%26autohide%3D2%26wmode%3Dtransparent

CONFIRA TAMBÉM:

Onix supera Strada e HB20 nas vendas de dezembro de 2022

Compartilhe isso:

Related Articles

Siga-nos

60,116FansLike
377SeguidoresSiga
0InscritosInscreva-se
- Publicidade -

Latest Articles

/* */