Calendário da Fórmula 1 tem 23 etapas com estreia do Grande Prêmio da Arábia Saudita. Interlagos está ‘sujeito à confirmação de contrato’. Confira a temporada
A Fórmula 1 divulgou nesta terça-feira um calendário provisório da temporada de 2021. Com um número recorde de 23 etapas ao longo do ano, a categoria retoma a sua normalidade após um campeonato muito prejudicado pela pandemia do novo coronavírus em 2020. O Brasil está de volta com a presença de seu GP no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 14 de novembro, mas está sujeito à confirmação de um novo contrato. Grande Prêmio da Arábia será novidade em 2021.
O Brasil ficou de fora nesta temporada devido à pandemia. Para o próximo ano, há uma observação de que a prova necessita da finalização do acordo para poder ser realizada em 2021. Esse ‘sujeito à aprovação’ é comum na modalidade e não quer dizer que a prova ficará de fora. O Grande Prêmio da Espanha está na mesma situação.
Por outro lado, o Grande Prêmio do Vietnã, que seria realizado na capital Hanói, foi cortado. A etapa no país do Sudeste Asiático seria disputada neste ano, mas ficou de fora. Mas ainda poderá acontecer novidades em 2021: a FIA abriu uma janela para a data de 25 de abril, entre os GPs da China e Espanha.
Segundo o CEO da F1, Chase Carey, a ideia é fazer um calendário mais “próximo do normal”, inclusive com a presença de público. Porém, a entidade aguarda a situação da doença, enquanto a Europa começa a viver uma segunda onda
“Estamos felizes por anunciar o calendário provisório de 2021 da Fórmula 1 após extensas conversas com nossos promotores, equipes e a FIA. Estamos planejando os eventos de 2021 com a presença dos fãs e uma experiência próxima do normal e esperamos que nossos acordos possam ser honrados. Provamos que é possível viajar com segurança e operar nossas corridas. Os promotores vem reconhecendo cada vez mais a importância de seguir adiante, lidando com o vírus”, afirmou o empresário.
A temporada chegará ao fim com duas provas no Oriente Médio: a estreia do GP da Arábia Saudita em 28 de novembro, no circuito de rua de Jeddah, e com o GP de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 5 de dezembro.
Confira o calendário da Fórmula 1 em 2021:
Austrália (Melbourne) – 21 de março
Bahrein (Sakhir) – 28 de março
China (Xangai) – 11 de abril
A confirmar – 25 de abril
Espanha* (Barcelona) – 9 de maio
Mônaco (Montecarlo) – 23 de maio
Azerbaijão (Baku) – 6 de junho
Canadá (Montreal) – 13 de junho
França (Paul Ricard) – 27 de junho
Áustria (Red Bull Ring) – 4 de julho
Grã-Bretanha (Silverstone) – 18 de julho
Hungria (Hungaroring) – 1.º de agosto
Bélgica (Spa-Francorchamps) – 29 de agosto
Holanda (Zandvoort) – 5 de setembro
Itália (Monza) – 12 de setembro
Rússia (Sochi) – 26 de setembro
Cingapura (Marina Bay) – 3 de outubro
Japão (Suzuka) – 10 de outubro
Estados Unidos (Circuito das Américas) – 24 de outubro
México (Hermanos Rodriguez) – 31 de outubro
Brasil* (Interlagos) – 14 de novembro
Arábia Saudita (Jeddah) – 28 de novembro
Abu Dabi (Abu Dabi) – 5 de dezembro
* Sujeito a confirmação de contrato
Redação Carro Esporte Clube com informações AE