Scuderia alemã protocolou dois protestos contra o resultado do Grande Prêmio de Abu Dhabi. Mercedes afirma que Verstappen transgrediu dois artigos da FIA
A Mercedes-AMG F1 não vai deixar barato o título perdido por Lewis Hamilton na última volta do Grande Prêmio de Abu Dhabi. A equipe protocolou dois protestos contra o resultado. Caso sejam deferidos, o holandês pode até mesmo perder o título mundial.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A confusão tem a ver com a batida de Nicholas Latifi, da Williams. A quatro voltas do fim, o piloto bateu e provou a entrada do safety car na pista, reduzindo a vantagem de Hamilton sobre Verstappen. O SC saiu na última volta, suficiente para o holandês ultrapassar e ser campeão pela primeira vez.
No primeiro momento FIA disse aos carros com volta para permanecerem em posição, com cinco retardatários entre Max e Hamilton. Mas, momentos antes do carro de segurança ir para os boxes, a direção de prova ordenou que todos os retardatários abrissem o caminho.
Num dos protestos, a Mercedes argumenta que o Artigo 48.12 do Regulamento Desportivo estipula que “quaisquer carros que tenham sido ultrapassados pelo líder serão obrigados a ultrapassar os carros na volta principal e no safety car. Assim que o carro da última volta ultrapassar o líder, o safety car voltará aos boxes no final da volta seguinte”. Porém, o carro de segurança entrou nos boxes no final da mesma volta, e não na volta seguinte.
A Mercedes também fez outro protesto sobre o Artigo 48.8, que estipula que um carro não pode ultrapassar o carro de segurança, ou o carro da frente, antes da linha do safety car. Verstappen foi visto ao lado de Hamilton durante o reinício e deu um passo à frente de seu rival em um ponto. “Nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista, incluindo o safety car, até que ele passe a linha (ver Artigo 5.3) pela primeira vez após o safety car ter retornado aos boxes”.
LEIA TAMBÉM
Hamilton vence GP da Arábia e título da Fórmula 1 será decidido na última corrida
Hamilton vence GP de São Paulo em fim de semana lendário na F1
Ricciardo dá brigadeiro de presente para Mariana Becker em Interlagos
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…