e.dams era parceira da Nissan desde 2018 e agora faz parte da empresa japonesa. Marca pretende usar vitrine da Fórmula E em seus negócios de mobilidade elétrica
A Nissan anunciou nesta terça (12) a aquisição da escuderia e.dams, assumindo o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Atualmente, a equipe é baseada na cidade de Le Mans, na França, e continuará competindo na atual Temporada 8 conforme previsto. A e.dams é a maior vencedora da Fórmula E, com três títulos seguidos, quando tinha parceria com a Renault.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A Nissan entrou para a categoria em 2018. Por meio de uma parceria com a e.dams, ambas as empresas corriam juntas no campeonato de corridas 100% elétrico sob o nome de equipe Nissan e.dams de Fórmula E. Em março de 2021, a montadora japonesa anunciou seu compromisso com a era da 3ª Geração (Gen3) da Fórmula E, que terá início na Temporada 9 (2022/2023) e se estenderá até o final da Temporada 12 (2025/2026) do campeonato.
A mudança no controle do capital da escuderia e a nova estrutura organizacional passam a ter efeito imediato. Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E, também será diretor geral da e.dams.
Leia mais:
FIA aplica multa de 50 mil euros em Hamilton
Sobre a e.dams
Com três títulos no Campeonato de Equipes, a e.dams é a escuderia de maior sucesso na Fórmula E. A equipe acumulou uma experiência nas corridas 100% elétricas competindo desde que a categoria foi lançada. A equipe de competições e.dams foi criada em 2014 pelo fundador da escuderia DAMS, Jean-Paul Driot, para competir na Fórmula E. Trabalhando em parceria com o tetracampeão da Fórmula 1 Alain Prost e a Renault para criar a Renault e.dams, a organização conquistou três títulos de equipes e um título de pilotos, com a vitória de Sébastien Buemi na temporada de 2015/2016.
A Nissan se tornou parceira e acionista da empresa em 2018, no início da quinta temporada, para criar a Nissan e.dams. Em sua primeira temporada de trabalho em conjunto, a parceria rendeu seis pódios, cinco pole positions e uma vitória inaugural em Nova Iorque, com Buemi.
Na sexta temporada da Fórmula E, conquistou mais uma pole e cinco pódios, cuja participação culminou com a primeira vitória do piloto Oliver Rowland na categoria, na penúltima rodada realizada em Berlim.
Na atual Temporada 8, o piloto Sébastien Buemi continua com a equipe pela quarta temporada, tendo iniciado sua trajetória com a escuderia desde que a marca entrou para a Fórmula E, em 2018. O suíço tem como companheiro de equipe Maximilian Günthe, que tem três vitórias em corridas e um segundo lugar no pódio.
Leia também:
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…