Economia

Brasil tem alta de 5,4% na produção de veículos em 2022

Produção de veículos em 2022 chegou a 2,42 milhões de unidades, superando expectativa da Anfavea. Para 2023, montadoras preveem queda na produção de caminhões e ônibus

O ano de 2022 pode ter representado o fim da dificuldades do setor automotivo em relação à crise de semicondutores. Pelo menos por enquanto. Segundo números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), revelados nesta sexta (06), a produção de veículos em 2022 teve alta de 5,4% com 2,37 milhões de unidades fabricadas. Para este 2023, contudo, o cenário será desafiador no segmento de ônibus e caminhões.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

De acordo com os dados da Anfavea, dezembro de 2022 registrou o maior volume de vendas no ano, com 216,9 mil unidades licenciadas, superando em 4,8% o mesmo mês do ano passado. Esse número é considerado estável, já que ficou 0,7% abaixo do acumulado de 2021. Por outro lado, as fabricantes comemoram dados positivos de produção e exportação.

CONFIRA TAMBÉM:

“Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender parte da demanda reprimida nos mercados interno e externos”, declara Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. O dirigente aponta que a redução das paralisações nas fábricas e melhora na logística de componentes ajudaram na produção de veículos em 2022.

O que chamou a atenção na indústria automobilística em 2022 foi a exportação. Com mais de 480,9 mil autoveículos, o país registrou alta de 27,8% sobre 2021. O número surpreende por conta da crise na Argentina, país que impôs dificuldades na importação para conter a inflação. Porém, vendas para o México, Colômbia e Chile, permitiram esse bom resultado no ano.

Outro ponto positivo nessa operação está na receita. Os valores cresceram 37,6%, por conta do envio mais significativo de veículos com maior valor agregado, como SUVs, caminhões e ônibus. Neste próximo ano, porém, a exportação deverá cair 2,9% com cerca de 467 mil unidades.

Projeções

As montadoras ainda sonham com a volta do desempenho dos idos de 2013, quando a produção era na casa de 4 milhões. Sendo realista, o setor acredita no crescimento de 2,2% neste 2023 sobre o ano anterior. Espera-se alta de 4,2% para automóveis e comerciais leves e queda de 20,4% para caminhões e ônibus.

A Anfavea acredita que o setor de pesados será impactado pela mudança da regra de emissões para o Proconve P8, que deve provocar um inevitável reajuste de preços. Considerando as vendas, a entidade aposta em alta de 3,3% nas vendas internas e automóveis e comerciais leves, mas uma queda de 11% dos veículos pesados.

Volkswagen ID.7: ‘novo Passat’ quer destronar o Tesla Model 3

Volkswagen ID.7 terá entre-eixos de 2,97 m

Onix supera Strada e HB20 nas vendas de dezembro de 2022

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

11 horas

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

5 dias

Volkswagen Amarok Barretos 70 Anos: edição limitada da Festa do Peão

Picape média ganha edição limitada em homenagem à Festa do Peão mais famosa do Brasil.…

4 semanas

Kia Jorlan: marca coreana ganha nova concessionária em BH; conheça

Marca coreana tem segundo ponto de venda na capita mineira. Grupo Jorlan aposta em concessionária…

1 mês

Preço do Tiggo 8 Pro é reduzido em celebração e fica mais barato que HR-V

Marca celebra oito anos de operação no Brasil e reduz preço do Tiggo 8 Pro.…

1 mês

Chevrolet Onix supera Corsa e vira o GM mais produzido no Brasil

Hatch compacto atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 2012. Chevrolet Onix 2026…

1 mês