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Brasil vai regulamentar carros autônomos em 2021

Assunto está na Agenda Regulatória do Denatran aprovada para os próximos dois anos. Carros autônomos já existem no Brasil, como os Tesla. Usar modo 100% autônomo é infração de trânsito

Tesla Model Y: Brasil tem várias unidades de importação direta


Tecnologia já presente em alguns modelos vendidos no Brasil e também disponível em unidades de importação direta, os carros autônomos serão regulamentados neste ano de 2021. A informação consta da agenda regulatória do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que vale para os anos 2021 e 2022. Atualmente, é considerada infração de transito tirar as mãos do volante, o que torna ilegal usar recursos semi e completamente autônomos.

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O órgão não deu mais informações do que pretende propor para os carros autônomos no Brasil. Além disso, também não há prazo para conclusão dos estudos, mas a sinalização de que alguma novidade pode surgir ainda em 2021. Os estudos para regulamentação da tecnologia ficam por conta da Coordenação-Geral de Segurança (CGST).

Entre os 25 temas que serão estudados este ano, estão também a incorporação de novos itens de segurança veicular, regulamentação do drogômetro e a revisão do processo do condutor. Em 2022, serão 20 temas a serem tratados, como a inclusão de multas ambientais nos sistemas Renavam e Renainf. A agenda ainda pode sofrer alterações de prazos e ajustes. Clique aqui e veja os temas.


Níveis de automação

Os carros autônomos têm cinco níveis de operação. O primeiro nível de automação diz respeito a equipamentos de auxílio ao motorista, como o cruise control, o piloto automático, algo já presente há muito tempo. No segundo estágio, há uma automação parcial: os veículos possuem radares e sensores que mapeiam objetos ao redor e tomam alguma decisões. É o caso do Cruise Control adaptativo.

No terceiro nível, os  veículos podem se movimentar por conta própria tanto na parte de aceleração e direção quanto no monitoramento ativo do ambiente. Já existem modelos em oferta, como o BMW Série 5, que atuam assim. Conseguem manter uma condução em rodovias e mesmo trechos urbanos em que o motorista pode tirar as mãos do volante.

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O nível quatro já é da automação alta: o condutor poderá até mesmo dormir ao longo da viagem, já que praticamente todas as atividades serão feitas pelo sistema autônoma. Contudo, ainda haverá a figura do volante e controles do carro. No quinto nível, a conversa fica mais séria: tudo será feito pela máquina. O motorista vira um mero passageiro e pode dedicar todo o seu tempo dentro do veículo para fazer outras atividades.

Interior do Tesla Model 3: tela de 15″ de série com muita conectividade.

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