Assunto está na Agenda Regulatória do Denatran aprovada para os próximos dois anos. Carros autônomos já existem no Brasil, como os Tesla. Usar modo 100% autônomo é infração de trânsito
Tecnologia já presente em alguns modelos vendidos no Brasil e também disponível em unidades de importação direta, os carros autônomos serão regulamentados neste ano de 2021. A informação consta da agenda regulatória do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que vale para os anos 2021 e 2022. Atualmente, é considerada infração de transito tirar as mãos do volante, o que torna ilegal usar recursos semi e completamente autônomos.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
O órgão não deu mais informações do que pretende propor para os carros autônomos no Brasil. Além disso, também não há prazo para conclusão dos estudos, mas a sinalização de que alguma novidade pode surgir ainda em 2021. Os estudos para regulamentação da tecnologia ficam por conta da Coordenação-Geral de Segurança (CGST).
Entre os 25 temas que serão estudados este ano, estão também a incorporação de novos itens de segurança veicular, regulamentação do drogômetro e a revisão do processo do condutor. Em 2022, serão 20 temas a serem tratados, como a inclusão de multas ambientais nos sistemas Renavam e Renainf. A agenda ainda pode sofrer alterações de prazos e ajustes. Clique aqui e veja os temas.
Os carros autônomos têm cinco níveis de operação. O primeiro nível de automação diz respeito a equipamentos de auxílio ao motorista, como o cruise control, o piloto automático, algo já presente há muito tempo. No segundo estágio, há uma automação parcial: os veículos possuem radares e sensores que mapeiam objetos ao redor e tomam alguma decisões. É o caso do Cruise Control adaptativo.
No terceiro nível, os veículos podem se movimentar por conta própria tanto na parte de aceleração e direção quanto no monitoramento ativo do ambiente. Já existem modelos em oferta, como o BMW Série 5, que atuam assim. Conseguem manter uma condução em rodovias e mesmo trechos urbanos em que o motorista pode tirar as mãos do volante.
LEIA TAMBÉM:
Telefonia 5G e tecnologia V2X vão revolucionar a indústria automobilística
Carros autônomos podem melhorar o trânsito em 35%
Acidente com Volvo XC90 da Uber deixa autônomos mais distantes
Carros autônomos são irreversíveis no mercado mundial
Salão de Frankfurt: Audi A8 é o primeiro carro autônomo homologado
Carro do futuro será um celular com rodas
O nível quatro já é da automação alta: o condutor poderá até mesmo dormir ao longo da viagem, já que praticamente todas as atividades serão feitas pelo sistema autônoma. Contudo, ainda haverá a figura do volante e controles do carro. No quinto nível, a conversa fica mais séria: tudo será feito pela máquina. O motorista vira um mero passageiro e pode dedicar todo o seu tempo dentro do veículo para fazer outras atividades.
LEIA TAMBÉM:
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…