Gaúcho realiza sonho de criança e constrói seu próprio mini caminhão Scania 113 H, modelo que fez muito sucesso nas estradas do Brasil nos anos 1990. Veja fotos e vídeos
Cada notícia que passa fica uma certeza: a criatividade do brasileiro é sem limites! O caminhoneiro aposentado Luís Alberto Gonçalves, de Alegrete (RS), projetou e construiu uma réplica quase perfeita de uma Scania 113 H, caminhão que marcou época nas estradas do Brasil nos anos 1990 e ainda hoje é adorado pelos fãs.
Aos 65 anos, o caminhoneiro que passou 40 nas estradas resolveu retomar um antigo hobby da infância: construir miniaturas de caminhões. Porém, dessa vez resolveu elevar o nível da brincadeira. Luís Gonçalves fez uma réplica Scania 113 H com chassi 6×2 vermelha.
O veículo tem três metros de comprimento e 1.75 metros de altura. O interior tem estofamento acolchoado e inclui até mesmo um sistema de ar-condicionado! E com duas zonas: resfriamento para a cabeça e os pés.
O projeto foi iniciado em abril de 2019, mas o criador ainda planeja algumas melhorias no veículo. O motor é de moto 150 cilindradas, enquanto o diferencial e a transmissão de cinco marchas é de um Chevrolet Chevette. O inusitado mini-caminhão ainda mantém a caixa de cinco velocidades da moto. O tanque possui 5 litros de capacidade. Segundo o caminhoneiro, a réplica de Scania 113 H é capaz de fazer 10km/l.
LEIA TAMBÉM:
IPVA 2021 SP: McLaren Senna tem o imposto mais caro; valor dá para comprar um apartamento!
IPVA 2021: Ferrari F8 Tributo tem o imposto mais caro de MG; valor é de cair o queixo!
“Dizem que depois de velho a gente volta a ser criança”, diz o aposentado conhecido como ‘Negrinho’, em entrevista ao portal Alegrete Tudo, que gentilmente cedeu essas imagens. O ‘motorista oficial’ da Scania 113 H é o neto, Leonardo Gonçalves de 13 anos.
‘Negrinho 62’ é o canal que o caminhoneiro criou para divulgar as aventuras com seu mini caminhão. A ideia do criador é legalizar o veículo para poder utilizá-lo. Outro sonho, é conhecer a sede da Scania, na Suécia. Apesar dos entraves para tá, Luís Gonçalves já conseguiu chamar bastante atenção dos amantes dos pesados!
História do Scania Série 3 – 113 H
Terceira geração de caminhões da marca sueca foi lançada no Brasil em 1991, quatro anos depois do lançamento na Europa. O Scania Série 3 veio com vários motores, desde 9 litros com 230 cavalos de potência , até 14 litros V8 com 500 cavalos de potência. O Série 3 também foi o primeiro modelo de caminhão a usar o nome Streamline, que visa melhorar o consumo de combustível e manter o design atualizado.
A família -Série 3 era composta pelos 113 H; 113 E (motores de 310 (sem intercooler), 320 e 360 cv. Tinha ainda o 143 H e 143 E (motores de 450 cv). Série 3 veio com uma série de motores diferentes, de 9 litros com 230 cavalos de potência , até 14 litros V8 com 500 cavalos de potência. O Série 3 também foi o primeiro modelo de caminhão a usar o nome Streamline, que visa melhorar o consumo de combustível e manter o design atualizado.
Em 1993 foi lançado o modelo P93H, com motorização de 250 cv e voltada para o segmento dos semipesados. As cabinas P ainda eram divididas em simples e leito (alongadas). Neste mesmo ano, também passou a comercializar modelos teto alto (modelo 1994).
O Scania Série 3 foi produzido na Europa até 1995, sendo substituído pelo Série 4. No Brasil, a produção continuou até 2007.
LEIA TAMBÉM:
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…