Capa

Caoa vence ação contra a Hyundai e vai trazer novos importados para o Brasil

Grupo Caoa terá direito a mais 10 anos para distribuir e fabricar modelos da Hyundai no Brasil, mesmo com subsidiária oficial da marca coreana no Brasil

Novo Hyundai Tucson: Caoa vai ter mais 10 anos para vender carros da marca

O Grupo Caoa venceu a Hyundai Motor do Brasil (HMB) em disputa pela importação e fabricação dos veículos da marca coreana no Brasil. As empresas travavam uma batalha judicial desde 2018, que foi encerrada nesta semana com vitória da Caoa. A empresa de Carlos Alberto de Oliveira Andrade vai ter mais 10 anos para distribuir veículos da Hyundai, mesmo com subsidiária oficial no Brasil!

Tudo começou em 2008, quando o Grupo Caoa assinou contrato com a Hyundai para distribuir e fabricar seus veículos no Brasil por 20 anos. Nesse meio tempo, a subsidiária oficial foi criada, chamada Hyundai Motor do Brasil (HMB). Quando o acordo fez dez anos, a HMB tentou romper o contrato, conforme previsto no documento.

A Caoa Hyundai e a Hyundai Motor do Brasil passaram a travar uma disputa judicial. Em abril daquele ano, a empresa brasileira conseguiu liminar na Justiça que manteve as cláusulas do contrato. Enquanto isso, recorreu ao Tribunal de Arbitral de Frankfurt, foro escolhido no contrato para casos de disputa.

Nova geração do Creta fica com a HMB

Nesta semana, conforme noticiou o Jornal do Carro saiu o resultado da ação na Alemanha. A corte reconheceu o direito da Caoa em manter o contrato por mais dez anos, conforme estava previsto.

Futuro da Caoa Hyundai?

Uma vez decidida a questão, a Hyundai Motor do Brasil (HMB), deverá manter seu portfólio atual, composto pela família HB20 e o SUV Creta, que inclusive ganha em breve uma nova geração.

Já a Caoa Hyundai seguirá com sua produção local e distribuição de importados. A empresa comercializa no Brasil os nacionais ix35 e Tucson, além do caminhão leve HR. Ainda vende os importados Hyundai Santa Fe e Azera.

Com sinal verde na Justiça, deverá agora oferecer novos produtos, com bom potencial de lucro. Em especial a nova geração do Tucson, que seria bem competitivo com produção local. A Caoa pode ainda lançar as novas gerações do Elantra e Santa Fe.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Royal Enfield Himalayan 450: análise completa da trail de 452 cc

Marca inglesa chega com potência e tecnologia para desafiar Honda Sahara 300 e Yamaha Lander…

3 semanas

Toyota T-Line: marca ganha maior concessionária no Brasil em São Paulo

Próximo do Aeroporto de Congonhas, Toyota T-Line é a maior concessionaria da marca japonesa do…

1 mês

Festival de Gastronomia de Tiradentes revela novidades da Jeep

Conheça como é a experiência do programa Jeep Selections, que reúne fãs a marca no…

1 mês

Haval H9 esgota lote inicial e GWM fatura mais de R$ 185 mi

SUV de 7 lugares tem motor 2.4 turbodiesel de 184 cavalos e muita tecnologia. Haval…

1 mês

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

2 meses

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

2 meses