Gaúcho realiza sonho de criança e constrói seu próprio mini caminhão Scania 113 H, modelo que fez muito sucesso nas estradas do Brasil nos anos 1990. Veja fotos e vídeos
Cada notícia que passa fica uma certeza: a criatividade do brasileiro é sem limites! O caminhoneiro aposentado Luís Alberto Gonçalves, de Alegrete (RS), projetou e construiu uma réplica quase perfeita de uma Scania 113 H, caminhão que marcou época nas estradas do Brasil nos anos 1990 e ainda hoje é adorado pelos fãs.
Aos 65 anos, o caminhoneiro que passou 40 nas estradas resolveu retomar um antigo hobby da infância: construir miniaturas de caminhões. Porém, dessa vez resolveu elevar o nível da brincadeira. Luís Gonçalves fez uma réplica Scania 113 H com chassi 6×2 vermelha.
O veículo tem três metros de comprimento e 1.75 metros de altura. O interior tem estofamento acolchoado e inclui até mesmo um sistema de ar-condicionado! E com duas zonas: resfriamento para a cabeça e os pés.
O projeto foi iniciado em abril de 2019, mas o criador ainda planeja algumas melhorias no veículo. O motor é de moto 150 cilindradas, enquanto o diferencial e a transmissão de cinco marchas é de um Chevrolet Chevette. O inusitado mini-caminhão ainda mantém a caixa de cinco velocidades da moto. O tanque possui 5 litros de capacidade. Segundo o caminhoneiro, a réplica de Scania 113 H é capaz de fazer 10km/l.
LEIA TAMBÉM:
IPVA 2021 SP: McLaren Senna tem o imposto mais caro; valor dá para comprar um apartamento!
IPVA 2021: Ferrari F8 Tributo tem o imposto mais caro de MG; valor é de cair o queixo!
“Dizem que depois de velho a gente volta a ser criança”, diz o aposentado conhecido como ‘Negrinho’, em entrevista ao portal Alegrete Tudo, que gentilmente cedeu essas imagens. O ‘motorista oficial’ da Scania 113 H é o neto, Leonardo Gonçalves de 13 anos.
‘Negrinho 62’ é o canal que o caminhoneiro criou para divulgar as aventuras com seu mini caminhão. A ideia do criador é legalizar o veículo para poder utilizá-lo. Outro sonho, é conhecer a sede da Scania, na Suécia. Apesar dos entraves para tá, Luís Gonçalves já conseguiu chamar bastante atenção dos amantes dos pesados!
História do Scania Série 3 – 113 H
Terceira geração de caminhões da marca sueca foi lançada no Brasil em 1991, quatro anos depois do lançamento na Europa. O Scania Série 3 veio com vários motores, desde 9 litros com 230 cavalos de potência , até 14 litros V8 com 500 cavalos de potência. O Série 3 também foi o primeiro modelo de caminhão a usar o nome Streamline, que visa melhorar o consumo de combustível e manter o design atualizado.
A família -Série 3 era composta pelos 113 H; 113 E (motores de 310 (sem intercooler), 320 e 360 cv. Tinha ainda o 143 H e 143 E (motores de 450 cv). Série 3 veio com uma série de motores diferentes, de 9 litros com 230 cavalos de potência , até 14 litros V8 com 500 cavalos de potência. O Série 3 também foi o primeiro modelo de caminhão a usar o nome Streamline, que visa melhorar o consumo de combustível e manter o design atualizado.
Em 1993 foi lançado o modelo P93H, com motorização de 250 cv e voltada para o segmento dos semipesados. As cabinas P ainda eram divididas em simples e leito (alongadas). Neste mesmo ano, também passou a comercializar modelos teto alto (modelo 1994).
O Scania Série 3 foi produzido na Europa até 1995, sendo substituído pelo Série 4. No Brasil, a produção continuou até 2007.
LEIA TAMBÉM:
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos