General Motors anuncia que vai investir em mídia digital e em ações diretas com o público. Decisão segue tendência global de esvaziamento dos salões do automóvel
Apenas três dias após o anúncio oficial de que o Salão do Automóvel foi adiado para 2021 e a General Motors revelou que está fora de novo! A marca já havia cancelado a participação neste ano e foi uma das principais causas para o adiamento do salão. Com tantas desistências, os organizadores decidiram adiar o evento para 2021 e ganhar tempo para negociar novamente com as montadoras.
Mal a notícia esfriou e a Chevrolet já cravou: não participará em 2021. Que fora, heim? A justificativa é a mesma e já conhecida. A marca acredita que o investimento em redes sociais e mídia programática dá mais certo que participar de grandes eventos. Leia o comunicado da GM:
“A marca aposta cada vez mais no marketing digital e em uma jornada do consumidor totalmente customizável, concentrando seus investimentos em formatos inovadores de comunicação. Com isso, a Chevrolet reitera sua decisão de não participar de eventos com formatos analógicos como o Salão do Automóvel de São Paulo e informa que a participação no mesmo evento em 2021 também está descartada”.
Ações segmentadas
A Ford (ainda) não anunciou o cancelamento da sua participação no Salão do Automóvel de São Paulo 2021, mas essa notícia serve de exemplo no que as montadoras estão preferindo investir. É que a Ford lançou no Brasil um novo formato global de varejo, chamado Smart Lab, com a exposição de veículos em locais abertos de grande circulação, como shopping centers. A ideia é que as pessoas possam interagir com os produtos à vontade, sem nenhum tipo de pressão.
O primeiro #FordSmartLab
A marca não informou quanto tempo ficará no shopping, mas que vai fazer um rodízio de sua gama de veículos. O espaço tem 200 m quadrados e quem quiser, pode fazer um test drive saindo do estacionamento do edificio.
Novo formato global
O Smart Lab faz parte dos novos formatos globais de varejo que a Ford está testando junto com suas concessionárias. O conceito foi introduzido na Ford por um revendedor em Turim, na Itália, que teve sucesso com uma iniciativa semelhante em 2017.
Em 2019, a Ford lançou o Smart Lab em cidades da Bélgica, Canadá, Alemanha, Noruega, China e Austrália. Um dos principais resultados dessa experiência é que 75% das compras de veículos iniciadas em um Smart Lab foram de clientes novos na marca. O ponto inaugurado no Brasil é o 14º a entrar em operação no mundo.
Fim dos salões?
Ao invés de investir milhões para participar de grandes eventos automotivos, muitas marcas estão preferindo gastar em redes sociais, mídia programática e ações diretas no público alvo. Esse formato #SmartLab da Ford é exatamente nesta linha. Será que esse tipo de iniciativa vai tomar lugar dos salões pelo mundo?
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