Capa

Crianças no carro: qual o momento certo de substituir a cadeirinha ou bebê conforto?

Legislação prevê faixas etárias para cada tipo de equipamento. No entanto, pais devem observar outros fatores antes de trocar o bebê conforto ou a cadeirinha

Por Paula Carolina

– Mamãe, quando vou poder sair do booster e sentar no banco?

– Quando você fizer 7 anos e meio, por lei, já vai poder sentar no banco (de trás). Mas isso vai depender se o cinto não vai pegar em seu pescoço e se a dobra dos seus joelhos vai coincidir com o fim do banco.

A pergunta é da Natália, minha filha de 6 anos. Ansiedade que é comum às crianças (e aos pais!) de sua faixa etária, que nasceram justamente quando entrou em vigor a chamada “lei das cadeirinhas”. Resolução 277, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 28 de maio de 2008, que após um período de adequação passou a valer em junho de 2010.

Essa é uma geração – isso falando de quem tem carro – que saiu da maternidade no bebê conforto, passou a usar a cadeirinha com 1 ano e o assento de elevação (ou booster) aos 4. A partir dos 7 anos e meio poderão sentar-se no banco de trás e com 10 anos ocupar o banco da frente.

Diversos modelos da Volvo têm booster integrado no banco traseiro.

Isso é o que diz a lei. Mas será que é realmente a data do aniversário que determina o momento de “pular de fase”? Especialistas em segurança infantil dizem que não. Embora a lei permita a mudança, quando a criança ainda não tem tamanho suficiente para trocar de dispositivo, o mais seguro é esperar um pouco. Aliás, quando a Resolução 277 foi publicada, em 2008, profissionais de diversas áreas que há anos se debruçavam em estudos sobre segurança infantil questionaram o fato de o Contran ter levado em conta somente a idade, quando também peso e altura deveriam ser considerados para a troca do acessório de retenção. Não é à toa que as especificações desses produtos são pelo peso e não pela idade.

E não é difícil entender por quê. Cada criança se desenvolve de um jeito. E cada acessório tem a sua função. O bebê conforto deve ser virado para trás (no sentido contrário ao tráfego) para não forçar o pescoço do bebê. A partir de 1 ano, já é possível andar virado para frente, mas nada impede que continue por alguns meses no bebê conforto, até que os pais julguem que sua altura e peso estejam compatíveis com a cadeirinha.

Da mesma forma, a criança que completa 4 anos tem que ter tamanho suficiente para sentar no booster, sem que o cinto de segurança a “enforque”. Mesma situação válida para sair do booster e sentar-se diretamente no banco a partir dos 7 anos e meio.

Além disso, como são vários os dispositivos de retenção existentes no mercado, a capacidade do acessório também tem que ser observada. Alguns, inclusive, abrangem mais de uma fase (bebê conforto que é transformado em cadeirinha/cadeirinha que também serve como assento de elevação etc.).

Trata-se de uma questão de bom senso e, principalmente, de segurança. A ansiedade para a troca é normal, mas é facilmente administrada com argumentos convincentes. Aliás, a criança que cresce usando os dispositivos adequados adquire essa cultura naturalmente. Cabe aos pais terem firmeza e avaliarem o momento certo.

A Resolução 277, com todas as alterações que sofreu ao longo desses anos, pode ser acessada no site do Departamento Nacional de Trânsito/Denatran (www.denatran.gov.br).

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

5 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses