Grupo alemão Daimler anuncia mudança significativa em sua estrutura, separando automóveis Mercedes-Benz dos ônibus e caminhões. Daimler Truck surge como maior fabricante do mundo
A alemã Daimler anunciou nesta quinta-feira (04) a separação do grupo em duas empresas independentes. Segundo comunicado, a estratégia tem como objetivo ‘liberar todo o potencial de suas atividades para um futuro com zero emissão e condução por meio de softwares’. O Conselho Supervisor e o Conselho de Administração da Daimler decidiram avaliar uma divisão acionária do negócio de Caminhões & Ônibus e começar as preparações para uma listagem separada da Daimler Truck.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
O objetivo é que uma participação majoritária significativa da Daimler Truck seja distribuída aos acionistas da atual Daimler. Assim, a Companhia de Caminhões e Ônibus terá uma administração com total autonomia e uma governança corporativa própria, incluindo um Presidente do Conselho Supervisor independente, pretendendo se qualificar como uma empresa integrante do DAX (Deutsche Aktienindex – relação das 30 companhias abertas alemãs de melhor performance). A expectativa é que a listagem da Daimler Truck na Bolsa de Valores de Frankfurt seja completada antes do final de 2021. Além disso, a Daimler também planeja trocar seu nome para Mercedes-Benz no momento apropriado.
“Este é um momento histórico para a Daimler, o que representa uma profunda remodelação da Companhia”, afirma Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração da Daimler e Mercedes-Benz. “Com clientes diferentes e caminhos tecnológicos e necessidades de capitais específicos, a Mercedes-Benz Cars & Vans é a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo, enquanto a Daimler Trucks & Buses provê soluções de uma empresa líder em transportes e serviços para seus clientes. Ambas as empresas operam em indústrias que estão passando por grandes mudanças tecnológicas e industriais. Nesse contexto, acreditamos que elas poderão operar de modo mais efetivo como entidades independentes, equipadas com uma forte liquidez e livres das limitações de uma estrutura conglomerada”.
ESTÁ PRECISANDO DE SEGURO? Faça uma cotação gratuita e online em menos de quatro minutos! Clique aqui O serviço é feito pelos nossos parceiros da Beneficia Seguros
Como parte de uma estrutura corporativa mais focada, tanto a Mercedes-Benz como a Daimler Truck também serão apoiadas por entidades financeiras e de serviços de mobilidade próprias, promovendo vendas com financiamento, leasing e soluções de mobilidade individualizadas, aumentando a retenção e reforçando a lealdade dos clientes. Nesse processo, a empresa planeja designar recursos e equipes da atual Daimler Mobility, tanto para a Mercedes-Benz como para a Daimler Truck.
“Confiamos na força financeira e operacional de nossas duas divisões de veículos. E estamos convencidos de que a administração e governança independentes permitirão a elas trabalhar com maior rapidez, realizar investimentos visando o crescimento e cooperação, tornando-se assim significativamente mais ágeis e competitivas”, acrescentou Källenius.
A Daimler Truck pretende gerar valor para seus acionistas com a aceleração da execução de seus planos estratégicos, elevando sua lucratividade e levando adiante o desenvolvimento de tecnologias livres de emissões para caminhões e ônibus.
“Este é um momento muito importante para a Daimler Truck. Com nossa autonomia, sem dúvida alcançaremos ainda mais visibilidade, transparência e maiores oportunidades”, diz Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck e Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck. “Nós vamos crescer muito mais e continuar com a nossa destacada liderança em propulsores alternativos e automação. Por exemplo, já definimos o futuro de nossos negócios com caminhões elétricos movidos a bateria e células de combustível, assim como o nosso posicionamento em relação à condução autônoma. Por meio de parcerias bem direcionadas, vamos agora acelerar o desenvolvimento de tecnologias chave para levar com rapidez os melhores produtos da categoria para os nossos clientes”.
Leia também:
O executivo ainda afirma que a Daimler Truck já possui uma sólida base financeira com um modelo de negócios robusto. “Vamos continuar trabalhando na administração de nosso fluxo de caixa e saberemos lidar com os ciclos de mercado da indústria. Nós demonstramos isso na significativa redução do mercado global devido à COVID e temos estratégias claras para elevar nosso desempenho financeiro e acelerar sua execução. Para isso, vamos utilizar as nossas conhecidas marcas globais, nossa escala produtiva e excepcional tecnologia para entregar
resultados no mais alto nível da indústria”, afirma.
A Daimler Truck é a maior fabricante mundial de Caminhões e Ônibus, ocupando posições de liderança na Europa, América do Norte e Ásia, possuindo mais de 35 filiais ao redor do mundo. Com mais de 100.000 empregados, ela reúne sete marcas sob um único teto: BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Buses e Western Star. Em 2019, um total de meio milhão de caminhões e ônibus foram entregues aos clientes, gerando um faturamento de 40,2 bilhões de euros para a Daimler Trucks e 4,7 bilhões de euros para a Daimler Buses. O EBIT (lucro antes dos juros e impostos) da Daimler Trucks alcançou 2,5 bilhões de euros, enquanto a Daimler Buses atingiu 283 milhões de euros.
Manfred Bischoff, presidente do Conselho Supervisor da Daimler, vê a listagem planejada no mercado acionário como um passo importante para gerar valor. “A Mercedes-Benz e a Daimler Truck entram nessa transformação com força e estamos convencidos de que emergirão ainda mais fortes como empresas independentes, atendendo aos seus respectivos clientes”. O executivo ainda complementa dizendo que com perfis de retorno e necessidades de capital diferentes, a explicação para duas entidades independentes fica evidente. Os mercados de capitais apreciarão a oportunidade de investir em negócios focados e com atividades exclusivas.
Michael Brecht, presidente do Conselho Geral de Trabalhadores da Daimler, endossou os planos: “A transformação de nossa indústria está avançando rapidamente. Para mantermos o ritmo, precisamos investir em inovações de forma ousada e mais rápida. Para isso, vamos estabelecer um fundo de inovação com um volume de 1,5 bilhão de euros para a Daimler Truck, além de nossos atuais planos financeiros”. Ele explica que isso permitirá investir em novos produtos e tecnologias, desempenhando um papel ativo e que contribui com as ideias.
“Isso vai dar um apoio adicional a nossas filiais e ajudará a manter os empregos. Além disso, acordos coletivos negociados, como os nossos acordos trabalhistas, continuarão em vigor até o final da década. A independência planejada dará à Mercedes-Benz e à Daimler Truck muitas vantagens, e continuaremos a fazer tudo ao nosso alcance para assegurar os interesses de nossos colegas. Temos uma oportunidade única de formalizar de maneira proativa e sustentável nossas atividades de veículos comerciais para ajudar a escrever o próximo capítulo da história de sucesso da Daimler Truck”, conclui.
Inicialmente, a estrutura da transação envolveria a Daimler transferindo a maioria da Daimler Truck para os seus acionistas em uma divisão pro-rata de acordo com as ações existentes, mas a empresa quer manter uma participação minoritária. A representação da Daimler no Conselho Supervisor da Daimler Truck será alinhada à desconsolidação planejada.
Isso marca o início do processo para finalizar a transação. Portanto, não será possível dar um detalhamento completo dos vários temas financeiros e técnicos envolvidos, incluindo a parcela exata a ser listada e a proporção de alocação até uma data futura.
Todos os detalhes adicionais sobre a distribuição planejada serão apresentados aos acionistas numa assembleia extraordinária que acontecerá no terceiro trimestre de 2021. (Fonte: Daimler)
Assine nossa lista VIP no Telegram! É grátis!
Entre no grupo de bate papo do Carro Esporte Clube no WhatsApp!
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…