Capa

Detran será separado da Polícia Civil em Minas Gerais

Projeto enviado por Romeu Zema cria o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) separado da Polícia Civil. Delegados e investigadores não vão mais fazer atividades de Trânsito

Agente do Detran-MG faz vistoria eletrônica: órgão será separado da Polícia Civil

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) será órgão independente da Polícia Civil e passará a atuar somente nas questões de trânsito. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 2.924/21, do governador Romeu Zema (Novo), que chegou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nessa terça-feira (13). Caso seja aprovado, o Detran terá servidores exclusivos, enquanto delegados e investigadores não terão mais atividades relacionadas a trânsito.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O projeto cria o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), com mesmo nome atual, mas desmembrado da Polícia Civil, além de instituir as carreiras que especifica e outras providências

. Na mensagem que acompanha o projeto, Zema lembra que o atual Detran-MG integra a estrutura da Polícia Civil, enquanto a autarquia se vinculará à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
PEC retira atividades de trânsito da Polícia Civilo

novo Detran-MG terá autonomia administrativa e financeira. Ele integrará o Sistema Nacional de Transito e terá as atribuições afins, entre as quais o registro, licenciamento e vistoria de veículos, o planejamento da formação de condutores, a emissão de carteiras de habilitação (CNH) e a arrecadação de valores provenientes de remoção de veículos.

LEIA TAMBÉM:
Justiça nega pedido de motorista para mudar placa ‘GAY’ de Toyota Corolla
Presidente da Stellantis explica carro com preço caro no Brasil: ‘consumidor quer mais SUVs e picapes’
Com inscrição a R$ 6 mil, Audi Driving Experience abre vagas para curso de direção em esportivos

O projeto também prevê que atividades pertinentes à autarquia poderão ser objeto de contrato ou de convênio. O texto traz a estrutura orgânica do novo Detran-MG, que inclui a Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), e ainda trata da transferência de patrimônio para o novo órgão e da composição de suas receitas.

Detran-MG: carreiras serão reestruturadas

O PL 2.924/21 também reestrutura algumas carreiras de servidores públicos, tanto para resguardar as funções constitucionais e legais próprias dos policiais civis quanto para “permitir o aperfeiçoamento das carreiras de servidores administrativos atualmente lotados no Detran-MG”, conforme indica a mensagem do governador. 

“Os servidores ativos e inativos que compõem as carreiras administrativas do atual Quadro de Pessoal da Polícia Civil serão reposicionados nas novas carreiras, nos níveis e graus correspondentes àqueles previstos nas carreiras do Grupo de Atividades de Gestão, Planejamento, Tesouraria e Auditoria e Político-Institucionais”, diz o texto.

LEIA TAMBÉM:
Carteira Digital de Trânsito vai permitir transferência de veículos pelo app
ATPV-e: transferência ‘digital’ do veículo aumenta burocracia para o motorista
CNH Digital bate Auxílio Emergencial e ganha título de melhor aplicativo em 2020

Diversos cargos administrativos da Polícia Civil são transformados, pela proposta, em cargos afetos a trânsito

. Por outro lado, o projeto estipula que as Delegacias Regionais de Polícia Civil continuarão realizando registro e licenciamento de veículo e habilitação de condutor até que seja concluída a implementação da autarquia. Além disso, a Polícia Militar continuará executando a fiscalização de trânsito.

Polícia Civil não vai atuar mais com trânsito

Alinhada ao conteúdo do PL 2.924/21, está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/21, do governador Romeu Zema, também recebida pele Assembleia nessa terça (13). Ela altera os artigos 139 e 140 da Constituição do Estado e retira da Polícia Civil a atribuição das atividades de trânsito.

O governador salienta que a Polícia Civil, além da atribuição de polícia judiciária prevista na Constituição da República, ganhou, em Minas, as competências ligadas ao trânsito. Isso acarreta, segundo a mensagem que acompanha a PEC, “ônus institucional e funcional” sobre a corporação, sem correspondência em outros estados

Assim, a PEC propõe, para o artigo 139 da Constituição, que a Polícia Civil tenha funções de polícia judiciária e faça a apuração de infrações penais, exceto as militares. São atividades privativas da corporação, ainda, a perícia oficial de natureza criminal e o processamento e arquivo de identificação civil e criminal.

Já o artigo 140 estipula que as carreiras e promoções da Polícia Civil obedecerão ao disposto em lei complementar. A propósito, dois projetos de lei complementar também foram recebidos no Plenário, ambos tratando da Polícia Civil. (Fonte: ALMG)

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses