Picape ganhou plataforma e design novos para manter liderança no segmento. Meta da empresa é vender 20% mais da Fiat Strada 2021
A Fiat lançou nesta sexta-feira, de forma online, a nova geração da picape mais vendida no Brasil. A Strada 2021 chega com novo design, inspirado na irmã maior Toro, carroceria quatro portas e opção de motores 1.3 e 1.4. A nova Fiat Strada 2021 já está nas lojas com preço inicial de R$ 63.590. A marca optou por manter a atual geração no mercado com opção mais básica na versão Hard Working.
Trata-se de um produto completamente novo, com adoção da plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape. O produto também está alinhado com a nova linguagem e proposta de trabalho da Fiat no Brasil.
Fiat Strada 2021: preços e versões
- Strada Hard Working CS – R$ 61.590
- Strada Endurance Plus CS 1.4 Fire (Manual) – R$ 63.590
- Strada Endurance Plus CD 1.4 Fire (Manual) – R$ 74.990
- Strada Freedom CS 1.3 Firefly (Manual) – R$ 69.490
- Strada Freedom CD 1.3 Firefly (Manual) – R$ 77.990
- Strada Volcano CD 1.3 Firefly (Manual) – R$ 79.990
Como itens de série em todas as versões, a Strada 2021 oferece controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+). A partir da versão Freedom, a picape dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve.
Novo design
O head de Design da FCA na América Latina, Peter Fassbender, conta que o projeto para a nova geração da Strada 2021 buscou maior relação com os proprietários do modelo. “Fomos até a cada dos clientes para pesquisar sobre o uso diário, analisando cada tipo de cliente para ter para ter uma boa indicação de que tipo de produto criar”. O designer destaca a criação da grade e o faróis como principais elementos do modelo, aliando o desenho italiano à robustez necessária para um utilitário leve.
Essa pesquisa com usuário também foi aplicada no desenvolvimento da central multimídia Uconnect. Segundo a Fiat, a navegação do sistema foi pensada para ser mais simples e fácil de operar. O desenvolvimento foi feito pela equipe em Minas Gerais, mas será aplicada em outros mercados do mundo.
Em relação, 90% do projeto do modelo foi feito através de realidade virtual, tecnologia pode analisar 100% das características de motorista e passageiros. O trabalho foi feito pelo Latam Virtual Center, departamento que também analisou as opções de materiais e equipamentos para aprimorar a segurança do modelo. Já a realidade aumentada foi utilizada para conferir cada detalhe final do modelo, desde o ponto de soldagem ou o alinhamento de peças como faróis e tampas.
Uma das grandes novidades é que a Fiat Strada 2021 agora possui carroceria cabine dupla (CD) com quatro portas, opção inédita no mundo entre as picapes compactas. Já a versão cabine simples (CS) agora possui a maior capacidade de carga do segmento, que saltou para 720 kg, numa caçamba que acomoda 1354 litros. A Strada CD por sua vez tem capacidade de carga de 650 kg e 844 litros.
Além disso, a Nova Strada tem maior altura do solo (de até 214 mm) da categoria e oferece ângulos de entrada de até 24º e saída de obstáculos até 28º. Outra métrica interessante, graças à utilização da plataforma MPP, é o exemplo do diâmetro de giro de apenas 10,7 m, que facilita na hora de manobras.
O modelo é revelado inicialmente nas versões Endurance (CS e CD), Freedom (CS e CD) e Volcano CD. Futuramente, também será oferecida na versão mais simples Working. A Fiat anuncia opção dos motores 1.4 EVO de 85/88 cv ou o 1.3 FireFly de 101/109 cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Futuramente, as versões Freedom CD e Volcano CD terão opção de transmissão automática do tipo CVT.
O modelo apresenta faróis em LED e quatro airbags de série na configuração cabine dupla, além de E-Locker – Controle de Tração Avançado (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa em todas as versões na nova picape.
Duas décadas de liderança
A liderança absoluta da Fiat entre as picapes compactas por duas décadas no Brasil . No decorrer de seus 22 anos de trajetória, o modelo foi o responsável por diversas inovações no segmento. Em 2014, completou mais de 1 milhão de unidades comercializadas.
Entre em muitas novidades que passaram pela linha estavam a cabine estendida em 1999, a versão Adventure em 2002, o bloqueio eletrônico do diferencial Locker em 2008, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta na cabine dupla em 2013.