Capa

Lexus NX 2022: SUV de luxo ganha nova geração e multimídia com tela gigante

SUV médio da marca de luxo da Toyota exibe visual mais robusto e limpo. Lexus NX 2022 tem novos motores e central multimídia completamente nova. Modelo deve chegar ao Brasil em 2022

Thiago Ventura

A Lexus revelou a segunda geração do NX, utilitário esportivo (SUV) médio que ganhou visual modificado, tanto por dentro como por fora. Ele mantém as linhas básicas do modelo anterior, mas agora ficou mais robusto e limpo, sem tantos vincos agressivos. A linguagem visual traseira se assemelha ao do compacto UX. O Lexus NX tem ainda nova central multimídia e novos conjuntos de motores, híbrido e híbrido plug-in com até 306 cavalos.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Com um centro de gravidade mais baixo e postura mais forte, o novo NX é construído na mesma plataforma do Toyota RAV4, mas com design bem mais poderoso. O Lexus NX introduz na marca uma nova multimídia com tela de 9.5 polegadas, mas que pode virar uma tela gigante com 14 polegadas.

Na dianteira, o SUV tem a grade atualizada com a linguagem atual da marca e tem efeito tridimensional. Emoldurados na parte superior pelas luzes diurnas em forma de L (DRL), os faróis podem ter três projetores.

Leia mais:

Lexus tem queda de 6% em 2020 e anuncia novo design para seus carros
Lexus LS 500 F Sport 2018
Teste: Lexus NX200t oferece design inovador e bom desempenho

Na parte traseira, o logotipo Lexus foi redesenhado para criar uma expressão avançada e moderna. Ao invés do uso do emblema L, há um novo logotipo LEXUS unificado localizado no centro do veículo. As lanternas traseiras são unificadas por uma lâmina, semelhante à Lexus UX e IS. A assinatura visual tem forma de L.

A cabine tem o novo projeto da Lexus, chamado de Tazuka, com o painel voltado para o motorista com cluster digital Multi Instrument Display (MID) de 7 polegadas e o Head Up Display (HUD) de 10 polegadas opcional. Na parte central, tela touch de série ão de 9,8 polegadas coloca uma variedade de recursos multimídia ao seu alcance. A tela de toque opcional de 14 polegadas, a primeira do NX, oferece uma experiência imersiva de multimídia.

Lexus NX: motores

O Lexus NX 2022 terá até sete powertrains disponíveis nos diferentes mercados, do Japão aos Estados Unidos, passando pela Europa. Os destaque estão num novo motor turbo 2.4 e conjuntos híbridos. Nos EUA, será vendido nas versões NX250, NX350, NX350h e híbrido plug-in NX450h +.

O quatro cilindros 2,4 litros recentemente desenvolvido tem 275 cavalos, acoplado com uma transmissão automática de oito marchas. Possui tração integral on-demand controlada eletronicamente. Além do sistema de combustão de alta velocidade da Toyota New Global Architecture (TNGA), o motor apresenta o primeiro sistema de injeção direta de injeção central da Lexus e um posicionamento próximo do turbo e do catalisador feito para atender aos gases de escape cada vez mais rigorosos.

Teste: Lexus NX200t oferece design inovador e bom desempenho

Toyota Hilux SRX 2021: veja fotos da versão top de linha da picape que custa R$ 242 mil
Toyota Hilux 2021: picape média ganha novo visual e mais potência no motor
Teste | Toyota Yaris XLS 2019 vale pelo design, mas cobra caro pelo pacote
Toyota lança Corolla 2020 com o primeiro motor híbrido flex do mundo

O Lexus NX 350h é composto de um motor a combustão 2.5 mais elétricos no eixo dianteiro e traseiro. São 239 cavalos, potência bem maior que o antigo 300h. Em vez de engrenagens de transferência e um eixo de transmissão para as rodas traseiras, o sistema AWD emprega um segundo motor elétrico independente para mover as rodas traseiras quando detecta que é necessário para ajudar a manter a tração ideal.

A cereja do bolo, contudo, está no híbrido plug-in que será vendido na versão 450h. É o primeiro modelo PHEV oferecido pela Lexus, que antes usada somente a tecnologia híbrida de ‘auto-carregamento’ da Toyota, como presente no Corolla, Corolla Cross e RAV4.

O sistema híbrido plug-in usado na versão PHEV do NX é equipado com um motor de quatro cilindros em linha de 2,5 litros termicamente eficiente, uma bateria de íon de lítio de 18,1 kWh e motores dianteiros e traseiros. Ele tem autonomia de até 57 km em modo 100% elétrico. São 306 cavalos de potência combinada e o modelo virá com um carregador de 3.3 kWh de série.

O Lexus NX 2022 chega às lojas americanas nos próximos meses, quando os preços oficiais e outros detalhes serão divulgados.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

4 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses