Capa

Mini-Toro? Fiat revela visual da traseira da nova Strada 2021

Líder entre os veículos utilitários leves, nova Fiat Strada faz jus ao apelido de ‘mini-Toro’. Picape compacta chega em abril e terá inédita carroceria cabine dupla com quatro portas

Marca italiana revelou nesta segunda a primeira imagem da traseira da sua nova picape compacta. A Strada 2021 exibe um conjunto de lanternas muito semelhante à irmã maior Fiat Toro,  sensor de estacionamento de quatro pontos, santantônio e barras de proteção na janela.  O modelo é um dos mais importantes lançamentos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) nos últimos tempos e chega em abril.

A tampa da caçamba, porém, abre na forma convencional e não é bipartida como na Toro. Além disso, o modelo mantém o freio traseiro do tipo tambor, enquanto a rival Volkswagen Saveiro possui a disco nas quatro rodas.

A FCA deposita muitas fichas no veículo. Para ter ideia da importância do produto, trata-se de veículo comercial leve mais vendido do país. Em 2019, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 76.233 emplacamentos. Neste ano, não foi diferentes e fechou janeiro com 5.412 unidades vendidas, líder do segmento.

O modelo é completamente novo, criado a partir da mesma plataforma do Fiat Mobi, com  identidade própria, mas com elementos de Argo e Toro. Aliás, já tem ganhado o apelido de ‘mini-Toro’ ou mesmo jocosamente de ‘Bezerro’ entre os entusiastas.

Pela primeira vez, a Strada terá uma versão cabine dupla com quatro portas e capacidade para cinco passageiros. Não haverá opção de cabine estendida, mas a cabine simples ganhou um pequeno espaço atrás do banco.  Além disso, o modelo oferecerá assinatura luminosa de LED nas versões mais caras. Outra novidade em design, ao invés do logo completo, será o logotipo textual  ‘FIAT’ na dianteira, estratégia semelhante utilizada em picapes da Ford e SUVs da Land Rover.

Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a picape será vendida com opção de motores  1.3 FireFly e 1.4 EVO. Nós apostamos na permanência da oferta do 1.8 eTor.Q nas versões topo de linha até a chegada do bloco 1.3 turbo.

Pelo que apurou o AutosSegredos, a Strada 2021 será ofertada nas versões Working, Endurance, Freedom e Volcano. A atual geração ainda permanecerá em vendas por alguns meses com opção básica ‘pé-de boi’ para empresas.

 

Histórico

Lançada em 24 de outubro de 1998, a Fiat Strada se tornou sucesso de vendas rapidamente graças à sua robustez e versatilidade para ser usada no dia a dia tanto para o transporte de cargas, quanto para passeios em família.

Quando chegou, derivada do Palio, era oferecida em três versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V.  Ganhou diversas outras versões, em especial a Adventure que a alçou para um consumidor interessado numa picape completa e boa oferta de itens de série.

Linha do tempo

1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv).

1999: Chega a versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.

2000: A picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez.

2001: Série especial MTV.

2002: Primeira reestilização e chegada da versão Adventure e do motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v.

2004: Segunda reestilização. Recebeu novo interior, nova carroceria, novos conteúdos e um motor mais potente, o 1.8 8V Flex.

2006: Série especial Try On Adventure.

2007: Série Original Adventure.

2008: Terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.

2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil.

2010: Motor Etorq 1.8 16v substitui o 1.8 8v. Versão Sporting com motor Etorq 1.8 16v.

2011: Câmbio automatizado Dualogic chega na versão Adventure cabine dupla.

 

2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões.

2013: Série especial Mangalarga Marchador. Reestilizacão da parte traseira (novas lanternas e

caçamba mais alta) e inova outra vez com a terceira porta na cabine dupla.

2014: Linha 2015 com pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.

2014: Versões Hard Working 1.4. Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.

2015: Série Adventure Extreme com central multimídia.

2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).

2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019.

2020: Lançamento da segunda geraçã

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses