Picape Oroch 2023 tem novo visual e estreia motor 1.3 turbo de 170 cavalos. Modelo tem preços a partir de R$ 105,8 mil
A Renault lança no Brasil a Oroch 2023, modelo que inaugurou o segmento das picapes compactas-médias que é dominado pela Fiat Toro. O objetivo de (leve) reestilização deixá-la mais competitiva e tentar roubar vendas da rival e também da Fiat Toro. Contudo, as mudanças não foram tão significativas para concretizar o plano.
A Renault Oroch 2023 é vendida em três versões e tem como grande novidade o motor 1.3 turbo flex com até 170 cavalos. Além disso, oferece suspensão independente nas quatro rodas – MacPherson na dianteira e Multilink. Nas versões iniciais PRO e Intense, oferecem o motor 1.6 SCe de 120 cv, com a nova transmissão manual de seis velocidades.
Para (tentar) renovar o design único da Oroch 2023, a Renault alterou a grade frontal e para-choque, além de redesenhar elementos como o ski frontal e faróis de neblina. Com isso, o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando ainda mais a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.
LEIA TAMBÉM:
O modelo recebeu ainda novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito. A versão Outsider traz ainda um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais.
NO lado de entro, as mudanças foram mais significativas: novos painel, laterais de porta e acabamento de bancos. O painel traz design mais horizontal, com aeradores retangulares e com acabamento em prata fosco. A versão Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos, que faz alusão ao universo moderno dos consumidores.
O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados. As versões Intense e Outsider também trazem uma grande novidade que é a nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay.
As versões Intense e Outsider da Oroch também recebem os retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série. A versão Outsider, por sua vez, inaugura outras tecnologias de conforto e comodidade na Oroch, como o ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s, aumentando a segurança ao sair do veículo.
Uma das grandes novidades da Oroch 2023 é a adoção do novo motor turbo TCe 1.3 flex na versão Outsider, com 170 cv à 5.500 rpm e 270 Nm de torque entre 1.600 e 3.750 rpm. Desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Mercedes-Benz, esse conjunto motriz, também adotado no Captur e no Duster Iconic, traz como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação. Ele tem turbocompressor com 1.4 bar, cabeçote em formato delta, duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape e Tratamento DLC (Diamond-Light Carbon).
Esse motor é combinado com o câmbio automático CVT XTRONIC®, que simula oito velocidades. Com essa transmissão, a Oroch ganha uma evolução no conforto, especialmente para grandes centros urbanos, para ser mais atrativa para quem quer um carro para o trabalho e passeio.
A Oroch Outsider 2023 faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. Segundo o Inmetro, com gasolina, o consumo na estrada é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.
A Oroch 2023 recebeu um pacote de segurança ativa. Agora, a picape é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência. A picape ganha o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos. Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
A Oroch 2023 oferece 2.829 mm de entre-eixos. A caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.
Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto.
LEIA TAMBÉM:
Motor/Transmissão: 1.6 SCe/ Manual de seis velocidades.
Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).
Motor/Transmissão: 1.6 SCe/ Manual de seis velocidades.
Principais equipamentos: Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.
Motor/Transmissão: turbo 1.3 TCe Flex/CVT X-Tronic com oito velocidades.
Principais equipamentos: Todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT XTRONIC® de oito velocidades.
Leia também:
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…