Hatch médio surpreende com motor 1.0 turbo e cesta generosa de itens de série. Mas falta opção de transmissão automática para o Volkswagen Golf 1.0 TSI
Por Thiago Ventura
Carro Esporte Clube
Vamos combinar, caro leitor: carro com motor 1.0 é visto com preconceito pelo consumidor brasileiro. Também pudera, pois os primeiros veículos surgiram fruto de uma medida do governo que priorizou a litragem do bloco em detrimento da melhor eficiência energética. Os tempos são outros, mas a cisma continua. Por isso a desconfiança com um hatch médio com motor 1.0 é geral. Mas ao dirigir o Volkswagen Golf 1.0 TSI, qualquer dúvida cai por terra: o modelo é muito divertido e anda muito!
Lançado em setembro de 2016, o modelo é equipado apenas com a transmissão manual de seis marchas e padrão de acabamento Comfortline. O motor 1.0 turbo é o mesmo do subcompacto up!, mas retrabalhado para render 125 cavalos e bons 200 Nm de torque. O modelo é fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná. E o motor, produzido na fábrica de São Carlos (SP). O preço sugerido parte de R$ 77.247. Confira o teste:
Design e Vida a bordo
O visual do Golf Comfortline 1.0 TSI é o mesmo do 1.6 MSI, da sétima geração do hatch médio. Não há qualquer menção ao tamanho do motor: apenas a logo ‘TSI’ e desavisados podem achar que se trata do 1.4 TSI, que anda bem mais. A Volkswagen sabe da desconfiança sobre motores 1.0.
As linhas do Golf mantêm a tradição do modelo e conferem uma pegada esportiva, que o bloco 1.0 TSI consegue fazer jus. No interior, o painel tem linhas sóbrias e comportadas; uma solução visual bem típica do design alemão. Tem rodas de liga leve de 16″ de série; são as mesmas para 1.0 TSI, 1.6 MSI e 1.4 Highline, calçadas em pneus 205/55 R16.
O acabamento na versão Comfortline é muito bom, feito para atender o padrão dos hatches médios. As peças são bem encaixadas e não há rebarbas. Os plásticos são agradáveis ao toque e o painel tem aplique de aço, que deixa o resultado muito bonito.
A posição de dirigir é muito boa e banco recebe bem o corpo do motorista, mantendo as costas firmes, o que é ótimo para as curvas. O volante tem regulagem manual de altura e profundidade. Há um refinamento premium: a peça se ajusta em movimentos suaves.
Ao volante
O desempenho do Golf 1.0 é extraordinário. Isso é fruto do alto torque máximo de 200 Nm, disponíveis com a 2.000 rotações. Antes disso, em 1.400 rpm, 80% já está disponível para o motorista. Não é exagero dizer que o modelo anda mais que veículos aspirados 1.6, 1.8 e até mesmo 2.0. Duvida? Apenas como referência, o Focus hatch 2.0 AT tem número de torque maior, 221 Nm. Mas o índice máximo só aparece com 4.500 rotações, enquanto o alemão já mostra apetite bem antes.
Essa teoria pode ser comprovada na prática e o Golf 1.0 parece um foguetinho, sendo muito divertido de guiar. É preciso atenção: rapidamente o carro já está em velocidade acima do permitido nas vias. A transmissão é manual de seis velocidades. Neste quesito temos uma virtude, mas também um ponto negativo do modelo. O equipamento é muito eficiente, com trocas curtas e engates precisos. No entanto… boa parte do público dos hatches médios prefere a comodidade do automático. Especialmente num carro de quase R$ 80 mil.
Segundo a Volkswagen, o Golf Confortline TSI faz de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, com velocidade máxima de 194 km por hora. Em relação ao consumo, o Golf 1.0 faz 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. Abastecido com etanol, são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.
Em nossos testes, chegamos a um número próximo dos valores homologados junto ao Inmetro. Fizemos 11 km/h no ciclo urbano. Ou seja: anda como 2.0, mas bebe como 1.4, ou mesmo com 1.0, dependendo do pé do condutor. Porém, seria interessante dispor de tecnologias como o Start/Stop.
A suspensão é eficiente e privilegia a estabilidade. Mesmo em curvas mais acentuados, o carro mantém a trajetória sem sustos. No entanto, sofrem uito com as ruas e estradas esburacadas do Brasil…
Conteúdo
O Golf Comfortline é a versão de entrada da linha, mas não fica devendo em cesta de equipamentos. Vem de série com direção elétrica, luzes de neblina, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de pressão dos pneus, computador de bordo com display multifuncional, saídas de ar-condicionado para a turma de trás, dentre outros.
Um ponto alto do Golf é a cesta de segurança. O carro oferece cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros. São sete airbags de série: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Possui sistema Isofix para cadeirinhas infantis. O hatch tem freio a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de estabilidade e tração e hill holder. No LatinNCAP, recebeu cinco estrelas para adultos e outras cinco para crianças.
Isso tudo por R$ 77.247. Porém, como é típico dos Volkswagen, o carro pode sair bem mais salgado.
O Golf vem de série com a central multimídia Compositon Media, com rádio CD Player (item raro hoje em dia), tela touchscreen de 6,5″, App-Connect, sensor de aproximação, conexão USB e auxilar, entrada SD e oito alto falantes. No entanto, não vem com comandos do sistema no volante! Aí a conta fica mais salgada.
Para ter o volante mutifuncional, algo básico e disponível em qualquer modelo de entrada, o cliente é obrigado a comprar o pacote Elegance. O conjunto acrescenta ainda piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e rodas aro 17″. Preço: R$ 3.296.
Há ainda o Pacote Comfort (ar-digital bizona e bancos de couro) por R$ 4.771 e o Elegance (itens do Elegance + GPS ) por R$ 9.836. O teto solar pode ser acrescentado por R$ 4.635. Cores perolizadas ou metálicas custam até R$ 1.500 extras. Ou seja, com todos os opcionais, pode chegar aos R$ 98.034.
Conclusão
O Volkswagen Golf Comfortline 1.0 TSI anda bem, é econômico e possui um design esportivo que agrada muita gente. A pergunta que fica é: vale a pena comprar um modelo 1.0 por quase R$ 80 mil sem câmbio automático? Quem comprar, tem uma certeza: levou um carro muito divertido para casa!
É preciso considerar também que a Volkswagen vai lançar em breve a linha reestilizada do Golf: nova assinatura visual nos faróis, parachoques redesenhados e quadro de instrumentos digital, este último disponível do Highline para cima. Há o novo motor 1.5 TSI e mais potência no 2.0 do GTI. Um motivo para negociar um desconto extra na compra do modelo 17.
FICHA TÉCNICA Golf Comfortline 1.0 TSI
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,7s (E) / 9,9s (G)
Velocidade máxima 194 km/h (E) / 190 km/h (G)
MOTOR
Cilindrada 999 cm³
Potência líquida máxima 125 cv (E) / 116 cv (G) – 5.500 rpm
Torque líquido máximo 20,4 kgfm (E/G) – 2.000-3.500rpm
FREIOS
Dianteiros Discos ventilados
Traseiros Discos
PRINCIPAIS DIMENSÕES
Comprimento 4.255 mm
Distância entre eixos 2.638 mm
Largura 2.027 mm
Altura 1.468 mm
PESOS
Em ordem de marcha 1.223 kg
Carga útil máxima 497 kg
COMPARTIMENTO DE CARGA
Compartimento de carga 313 l
DIREÇÃO
Direção Elétrica
TRANSMISSÃO
Transmissão Manual de 6 velocidades
RODAS E PNEUS
Rodas 6,5J x 16
Pneus 205/55 R16
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
Reservatório de combustível 51 l
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS
Número máximo de passageiros 5
Confira as fotos:
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”4″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…