Sedã médio mais vendido no Brasil está com visual totalmente renovado e com novos motores. Toyota Corolla 2020 parte dos R$ 99,9 mil
Por Thiago Ventura
Marca japonesa lançou a nova geração do Corolla, sedã médio mais vendido no Brasil que tem como a principal novidade a versão híbrida: trata-se do primeiro carro híbrido flex de produção em série do mundo! Essa opção vai fazer com que o modelo médio tenha consumo melhor do que carro popular: até 16,3 km/l na cidade.
Construído na plataforma TNGA, está com design completamente alterado no exterior e interior. Além disso, a nova construção aumentou a rigidez do sedã em 60%, tanto que a Toyota garante que vai ter nota máxima no crash test do LatinNCAP.
O Corolla 2020 possui 4.630 mm de comprimento (+10 mm em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre eixos se manteve a mesma, ou seja, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.
Além disso, algumas mudanças contribuíram muito na melhoria aerodinâmica do carro e no campo de visão dos passageiros, como a parte detrás do capô do motor que teve sua altura reduzida em 35 mm, enquanto a superfície do porta-malas abaixou em 20 mm.
Motores
O Toyota Corolla será vendido com duas opções de motores, todos novos. Desde a versão de entrada, vem com o 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex, que rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 209 Nm a 4.400 rpm.
Ele é acoplado com transmissão automática Direct Shift CVT, com dez marchas simuladas. Os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha.
Mas a grande novidade é o sistema híbrido, que combina um bloco a combustão flex e dois elétricos. O conjunto é composto por um 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 142 Nm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 162 Nm de torque. A potência combinada é de 123 cv e torque,
A transmissão hybrid transaxle CVT funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. O híbrido tem ainda sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.
Segundo testes feitos pelo Inmetro, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Achou estranho? Carros híbridos são mais econômicos na cidade porque o motor elétrico é mais utilizado no arranca e para.
Versões
O Toyota Corolla 2020 é vendido nas versões GLi, XEi e Altis. A esportiva XRS saiu de linha nessa nova geração. Desde a versão de entrada GLi o modelo conta com ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação – (também disponível na versão Altis híbrida), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2”, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL.
Ainda desde a versão de entrada, vem com com sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), dentre outros.
Já a XEi, a mais vendida, acrescenta ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
A Altis 2.0L Dynamic Force adota faróis dianteiros em LED e o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante).
O Corolla 2020 Altis 2.0 tem o pacote premium de série: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.
O híbrido é vendido apenas na versão Altis, mas SEM esse pacote e não conta com paddle shift no volante. Para deixá-lo completão, o cliente terá que desembolsar R$ 6 mil extras, fazendo o preço final do carro chegar nos R$ 130.990.
Cores e garantia
Produzido em Indaiatuba (SP), o Corolla 2020 é fruto do investimento de R$ 1 bilhão da marca no Brasil. O modelo será lançado com garantia exclusiva de cinco anos, tanto para a versão 2.0L Dynamic Force, quanto para a versão híbrida flex. ‘
As cores disponíveis para o Novo Corolla são Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, além das cores metálicas: Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova e exclusiva cor Cinza Celestial.
Tabela de Preços Toyota Corolla 2020
Tabela de Preços:
Corolla GLi R$ 99.990
Corolla XEi R$ 110.990
Corolla Altis R$ 124.990
Corolla Altis híbrido flex R$ 124.990
Corolla Altis híbrido R$ 130.990 (com pacote premium)