Utilitário japonês ganhou design renovado e melhorias no motor 2.8 turbodiesel, agora com 204 cv. Toyota SW4 2021 ganha mais equipamentos de segurança na versão topo de linha
Thiago Ventura
Uma semana após apresentar a picape Hilux 2021, marca japonesa lança a SW4 2021 reestilizada no mercado brasileiro. O utilitário-esportivo (SUV) de grande porte exibe novo visual na dianteira e ganha importante acerto no motor turbodiesel, agora com 204 cavalos de potência. Produzida na planta de Zárate, na Argentina, tem preço inicial de R$ 202.390 e chega até os caros R$ 314.790, caso da versão topo de linha SRX com sete lugares.
A Toyota SW4 está na frente de seus rivais diretos, a Chevrolet Trailblazer e o Mitsubishi Pajero e os executivos da marca japonesa apostam numa média arrojada: vender cerca de mil unidades mensais, agora com visual renovado. Segundo a marca, as versões diesel respondem por 80% das vendas.
Além do visual, SUV ganhou mais equipamentos em várias versões, mas perdeu a opção mais luxuosa, a Diamond. A previsão é que ela retorne, talvez com outro nome, ao longo de 2021.
Novo visual
A linha 2021 da SW4 apresenta novos faróis, grade e parachoques. Na versão SRX, adota novo conjunto óptico com luzes de LED, em que as luzes de posição e direção ficam alojadas na parte inferior do para-choque. Nas inferiores SR e SRV as luzes são halógenas. Na lateral da versão topo de linha, novas rodas de liga leve de 18″, enquanto as outras configurações exibem rodas de 17″.
A Toyota SW4 2021 tem nova combinação de cores na parte interna, com preto predominando no estofamento e nos painéis das portas, com detalhes em cinza no painel de instrumentos e no console central. O quadro de instrumentos tem novo grafismo, agora na cor azul. Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL® se destacam no topo do painel de instrumentos.
Equipamentos da linha 2021
Agora, todas as versões do novo SW4 2021 vêm com sistema de áudio com touchscreen de 8” com a adição do Android Auto® e Apple CarPlay® mantendo a função Bluetooth®. a versão SRX agrega um sistema de ventilação nos bancos dianteiros. Enquanto isso, todas as versões diesel e flex passam a contar também com sensores de estacionamento dianteiros (2), além dos traseiros (4) que já existiam.
Também a exemplo da Hilux 2021, o SUV ganha pacote de segurança Toyota Safety Sense, somente na versão topo de linha. Isso inclui sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
A versão flex SR ganhou ar condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2” de TFT com funções como autonomia, aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo, velocidade média do veículo etc., equipamentos que já faziam parte das outras versões. A versão SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a versão SRX diesel ganhou modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.
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É de série em todas as versões: Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sete airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais, dois de cortina e um para joelho (motorista) e Isofix. A versão diesel SRX ainda conta com assistente de descida (DAC).
Tabela de preços Toyota SW4 2021
Toyota SW4 2021 Flex 2.7L Dual VVT-i DOHC – 4×2
SRV AT 5 assentos R$ 202.390
SR AT 7 assentos R$ 221.090
Diesel 2.8L 16V intercooler 4X4
SRX AT 5 assentos R$ 309.690
SRX AT 7 assentos R$ 314.790
Mecânica atualizada
A linha 2021 da SW4 tem conjunto mecânico idêntico à da Hilux. A motorização flex não teve mudança, enquanto o turbodiel recebeu uma benvinda atualização: ganhou aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V , que passa agora a gerar 204 cv. Além disso, o torque também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm.
A ‘mágica’ para aumentar os números fica por conta de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores. Outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade.
A Toyota SW4 2021 ganha ainda diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor – transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência.
As versões flex do SUV trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. Rende 163 cv de potência a 5.000 rpm, com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina.
CORES
As cores disponíveis para a Nova SW4 são: Marrom Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Cinza Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (exclusivo para a versão SRX).
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