Capa

Volkswagen: marca colaborou com a ditadura militar no Brasil

Montadora alemã espionava funcionários e enviava lista negra para o Dops. Volkswagen contratou historiador para investigar casos de tortura no Brasil

Um passado sombrio da marca alemã começa a ser revelado: uma investigação externa, encomendada pela própria Volkswagen, comprova que a filial brasileira colaborou ativamente com a ditadura militar (1964-1985), inclusive com anuência da matriz em Wolfsburg!

Reportagem conjunta do jornal Süddeutsche Zeitung e das emissoras estatais NDR e SWR, publicada nesse domingo na Alemanha, detalha a atuação da montadora, de acordo com dados obtidos com exclusividade. A Volkswagen do Brasil espionava seus funcionários e elaborava uma “lista negra”, enviada ao Departamento de Ordem Política e Social (Dops), órgão de repressão do governo militar. Os metalúrgicos classificados como “subversivos” eram presos e torturados.

“Operários eram presos na planta da fábrica e, em seguida, torturados: a colaboração da Volkswagen com a ditadura militar brasileira foi, aparentemente, mais ativa do que antes presumido”, escreveu o Süddeutsche Zeitung.

Linha de montagem da Volkswagen nos Anos 70

Repórteres alemães analisaram documentos corporativos localizados no Brasil e na sede alemã, papéis classificados como secretos pelo Dops e relatórios confidenciais do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os documentos sugerem que a matriz da Volks tomou conhecimento do que era feito no Brasil.

Além do que foi revelado pela imprensa alemã, investigação feita pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), afirma que a VW cedeu galpões em São Bernardo do Campo para o regime militar, usados como centros de detenção e tortura. Segundo a CNV, a montadora doou 200 veículos ao governo brasileiro, que foram usados na repressão.

Em novembro de 2016, o Grupo Volkswagen nomeou o historiador Christopher Kopper para investigar o que aconteceu no Brasil. O estudo fica pronto até o fim deste ano, mas Kopper já confirmou a existência de “uma colaboração regular” entre a filial brasileira e o órgão policial do regime militar.

Texto: redação e Deutsche Welle

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

11 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses