Marca alemã reduziu para dez meses o tempo de projeto graças a recursos de inteligência artificial e impressoras 3D. Desenvolvido no Brasil, Volkswagen Nivus será vendido na Europa
Marca alemã começou a fabricar em São Bernardo do Campo (SP) as primeiras unidades para comercialização do inédito Nivus, veículo utilitário esportivo (SUV) compacto com estilo coupé. O lançamento, que ainda não teve o preço revelado, é exemplo da indústria 4.0 nas montadoras de veículos. Segundo a marca, o tempo de projeto do carro foi reduzido de dois anos e meio a apenas dez meses.
Desenvolvido no Brasil, o carro teve seu projeto testado de forma digital, ao invés da fabricação de unidades em clay, um tipo especial de argila. Em projetos anteriores eram feitos de oito a dez unidades em clay.
“Foi tudo digital, inclusive o desenvolvimento das peças. É uma revolução histórica”, afirma Di Si, presidente da Volkswagen na América do Sul. O próprio lançamento do carro também foi digital em forma de live. Segundo a marca, foram 130 mil acessos de concessionários, fornecedores, jornalistas e consumidores do Brasil e de outros 56 países.
O projeto do Volkswagen Nivus agradou a matriz alemã e o SUV coupé será produzido na Espanha no próximo ano. A filial brasileira vai exportar o software da central de multimídia, outro produto de criação local que poderá ser configurado de acordo com as demandas locais.
Projeto 100% digital
O desenvolvimento do Nivus foi feito no Laboratório de Protótipo Virtual e a marca aponta para uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores. Mesmo sendo um projeto global,em função da tecnologia, foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem no Brasil virtualmente. No caso padrão ‘mulas’ do carro são enviadas a diferentes lugares do mundo para testar itens como segurança veicular, acústica, plataforma etc.
O laboratório utilizou ferramentas da indústria 4.0, como impressoras 3D e processos digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial. Além do projeto do carro, esse conceito de indústria também foi aplicado para antecipar a linha de montagem.
Os engenheiros analisaram de modo virtual todas as fases do processo produtivo, prevendo a ergonomia e disposição dos equipamentos para maximizar a produção, antes mesmo de implementar a parte física da planta. Isso é feito através de óculos de realidade virtual, roupa e luvas capazes de digitalizarem o movimento do homem para dentro do ambiente virtual e um projetor tridimensional que permite a várias pessoas ao mesmo tempo avaliar o processo em um ambiente 3D.
Nivus 2021
O Volkswagen Nivus 2021 tem 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas oferece espaço de 415 litros. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ doa central multimídia VW Play.
O carro será vendido apenas com motor 1.0 turbo 200 TSI (família EA211) de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 200 Nm de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T‑Cross.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…