Identidade sonora da Fiat é renovada com novos sons e melodias. Linha 2023 de Pulse e Toro 2023 estreia novo sound design
Thiago Ventura
Quem comprar um carro da Fiat a partir de agora terá uma nova experiência com o ouvido. É que a marca adota uma nova identidade sonora, que será aplicada em todos os seus carros de passeio, do Mobi ao Fastback. A novidade estreia agora com a linha 2023 de Fiat Pulse e Fiat Toro.
A mudança sonora inclui desde alertas diversos ao som de boas vindas ao ligar o veículo e respostas na multimídia. A proposta é deixar a experiência de dirigir um veículo mais humana e menos industrial e claro, dentro da identidade da Fiat, “mezzo italiana, mezzo brasileira”.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Ao comparar o som atual com o novo proposto a impressão é de que a marca tenta reduzir os barulhos irritantes, como “pi-pi-pi”. Agora são sons mais suaves e menos agressivos.
Os sons foram desenvolvidos pelo time de Design da Fiat em parceria com a empresa brasileira Sound Thinkers. Esse tipo de trabalho chama-se Sound Design UX (User eXperience). A marca afirma ter feito pesquisa com clientes para chegar em tons agradáveis ao usuário, desde os alertas até a “trilha sonora” Fiat. Segundo a empresa, o estilo musical preferido é o rock, mas algumas mudanças podem ser aplicadas de acordo com cada perfil de proprietário de veículo.
São quatro notas musicais que dialogam com a animação exclusiva de boas-vindas do carro, num match entre o “Sound Design” e “Sound Logo” na central multimídia e no cluster digital.
Respostas aos comandos da multimídia, alertas de notificações ou configurações ficam mais suaves. Já os alertas de freio de mão engatado ou ausência do cinto de segurança seguem com sons fortes e repetitivos, mas sem ficar desagradáveis. A identidade sonora será aplicada nos vários produtos de passageiros Fiat, incluindo os futuros Pulse Abarth e Fastback.
Leia também
Fiat Pulse Drive MT: conheça a versão mais barata do SUV
BYD Tan EV: chinês de 517 cv é o primeiro SUV de 7 lugares elétrico do Brasil
Minas Gerais faz leilão de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…