General Motors anuncia que vai investir em mídia digital e em ações diretas com o público. Decisão segue tendência global de esvaziamento dos salões do automóvel
Apenas três dias após o anúncio oficial de que o Salão do Automóvel foi adiado para 2021 e a General Motors revelou que está fora de novo! A marca já havia cancelado a participação neste ano e foi uma das principais causas para o adiamento do salão. Com tantas desistências, os organizadores decidiram adiar o evento para 2021 e ganhar tempo para negociar novamente com as montadoras.
Mal a notícia esfriou e a Chevrolet já cravou: não participará em 2021. Que fora, heim? A justificativa é a mesma e já conhecida. A marca acredita que o investimento em redes sociais e mídia programática dá mais certo que participar de grandes eventos. Leia o comunicado da GM:
“A marca aposta cada vez mais no marketing digital e em uma jornada do consumidor totalmente customizável, concentrando seus investimentos em formatos inovadores de comunicação. Com isso, a Chevrolet reitera sua decisão de não participar de eventos com formatos analógicos como o Salão do Automóvel de São Paulo e informa que a participação no mesmo evento em 2021 também está descartada”.
Ações segmentadas
A Ford (ainda) não anunciou o cancelamento da sua participação no Salão do Automóvel de São Paulo 2021, mas essa notícia serve de exemplo no que as montadoras estão preferindo investir. É que a Ford lançou no Brasil um novo formato global de varejo, chamado Smart Lab, com a exposição de veículos em locais abertos de grande circulação, como shopping centers. A ideia é que as pessoas possam interagir com os produtos à vontade, sem nenhum tipo de pressão.
O primeiro #FordSmartLab da América do Sul foi inaugurado nesse domingo no Brasil. Instalado no @shoppingeldorado, em Sã Pauto, o formato parece com uma exposição de carros, num ambiente livre de paredes ou barreiras, para o público poder conhecer os veículos. Há também promotores treinados à disposição no local para quem quiser tirar dúvidas e saber detalhes dos modelos.
A marca não informou quanto tempo ficará no shopping, mas que vai fazer um rodízio de sua gama de veículos. O espaço tem 200 m quadrados e quem quiser, pode fazer um test drive saindo do estacionamento do edificio.
Novo formato global
O Smart Lab faz parte dos novos formatos globais de varejo que a Ford está testando junto com suas concessionárias. O conceito foi introduzido na Ford por um revendedor em Turim, na Itália, que teve sucesso com uma iniciativa semelhante em 2017.
Em 2019, a Ford lançou o Smart Lab em cidades da Bélgica, Canadá, Alemanha, Noruega, China e Austrália. Um dos principais resultados dessa experiência é que 75% das compras de veículos iniciadas em um Smart Lab foram de clientes novos na marca. O ponto inaugurado no Brasil é o 14º a entrar em operação no mundo.
Fim dos salões?
Ao invés de investir milhões para participar de grandes eventos automotivos, muitas marcas estão preferindo gastar em redes sociais, mídia programática e ações diretas no público alvo. Esse formato #SmartLab da Ford é exatamente nesta linha. Será que esse tipo de iniciativa vai tomar lugar dos salões pelo mundo?
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…