Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com novidade
A Chevrolet lança a o Tracker 2026 no Brasil, mantendo os motores 1.2 turbo flex de 141 cavalos e também 1.0 de 115 cv. Além do visual também oferece mudanças relevantes na parte técnica. Um dos destaques da nova linha é a permanência da correia banhada a óleo, tecnologia que tem gerado críticas nas redes sociais. Assista ao vídeo abaixo logo abaixo.
Segundo Gabriel Alabarce, gerente de marketing da General Motors do Brasil, a decisão de continuar com a correia imersa em óleo está associada a avanços no projeto e também a novos requisitos regulatórios como o IPI Verde, que exige maior eficiência energética. “A correia banhada a óleo do novo Tracker modelo 2026 é uma correia de nova geração com composto mais resistente, principalmente a óleos, componentes que não são tão dentro da especificação desejada”, afirmou Alabarce.
O executivo destacou que o novo componente foi desenvolvido para ser mais durável e resistente, atendendo inclusive aos casos anteriores de desgaste acelerado relatados por donos de Onix. Apesar das queixas, ele negou que haja falha no equipamento original. “Na verdade, não existe o problema na correia. O problema tá na manutenção inadequada”, explicou.
Leia mais notícias:
Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros
Fiat Titano 2026 melhora onde precisava, mas encareceu
FIAT PULSE 2026 ganha teto solar e novo visual para encarar o Tera
A correia banhada a óleo substitui as correias secas convencionais e também se diferencia da corrente de comando — opção adotada em outros mercados, como o México. A escolha técnica da GM pelo sistema banhado em óleo, segundo Alabarce, considera não só a eficiência mecânica, mas também o cenário regulatório brasileiro. “Aqui a legislação é diferente do México. Para atender requisitos e parâmetros, por exemplo, do IPI Verde… a correia banhada a óleo é mais eficiente do que a corrente”, disse.
O gerente enfatizou os benefícios da tecnologia: menor atrito, menor ruído e ganho em eficiência de combustível. “Ela promove mais economia de combustível, ela promove menos ruído, ela é mais resistente ao longo prazo”, explicou.
Em relação aos casos de falha, a GM atribui os problemas principalmente ao uso de óleo fora da especificação recomendada. “Tem que seguir o que está falando o fabricante”, alertou Alabarce, reforçando que o manual do proprietário especifica os óleos corretos, inclusive com marcas compatíveis além da ACDelco.
Apesar da polêmica, a fabricante ampliou a confiança na nova solução ao anunciar garantia de 240 mil km ou até 5 anos para o conjunto de correia banhada a óleo no Tracker. Para modelos anteriores, como o Onix, existe uma ação de reativação de garantia para proprietários que realizarem inspeção preventiva em concessionárias da rede. “Mesmo pro consumidor que se sentir preocupado com o seu veículo, ele pode procurar qualquer concessionária no Brasil, fazer a inspeção e reativar sua garantia”, afirmou Alabarce.