terça-feira, julho 22, 2025

Ciao! Fiat Uno sai de linha após 37 anos

Modelo mais vendido da marca na América do Sul, Fiat Uno teve 4,3 milhões de unidades produzidas. Com memes e versões exclusivas, carro deixa legião de fãs

Fiat Uno Ciao marca a despedida do compacto famoso
Fiat Uno Ciao marca a despedida do compacto famoso

Após 37 anos, o Fiat Uno saiu de linha no Brasil. O hatch compacto foi mais uma vítima das novas exigências para controle de emissões de poluentes do Proncove 7. Para marcar o fim de linha, a marca italiana lança o Fiat Uno Ciao, uma série especial limitada de 250 unidades ao preço de R$ 84.990.

  1. Leia no Autos Segredos: Uno Ciao marca o fim da linha do clássico da Fiat

Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356  unidades produzidas. É um dos carros mais populares, inclusive virou meme como o famoso ‘Uno com escada’.

Comparativo entre o último e o primeiro Fiat Uno
Comparativo entre o último e o primeiro Fiat Uno

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

“Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração. O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso não damos ‘Adeus’, mas sim ‘Ciao'”, reforça Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

Fiat Uno Ciao

A série especial Fiat Uno Ciao é numerada com um emblema que identifica a unidade, em configuração exclusiva, para honrar fãs e colecionadores. Todas as unidades são pintadas em cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto.

Interior do Fiat Uno tem detalhes exclusivos
Interior do Fiat Uno tem detalhes exclusivos

As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Fiat Uno Ciao acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” — “a história de uma lenda” em italiano. O visual marcante é complementado por exclusivas rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo UNO nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.

Por dentro, o Fiat Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250. Os bancos têm acabamento único e há apoio de braço para o banco do motorista.

Leia também
Fiat Pulse Drive MT: conheça a versão mais barata do SUV

BYD Tan EV: chinês de 517 cv é o primeiro SUV de 7 lugares elétrico do Brasil
Minas Gerais faz leilão de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas

Repare o emblema Uno estilizado na traseira
Repare o emblema Uno estilizado na traseira

A lista de equipamentos, ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, gancho universal para fixação cadeira infantil (Isofix), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis. No teto o Uno Ciao tem porta-objetos superior com retrovisor central adicional, ideal para monitorar crianças e pets no banco traseiro.

A história do Fiat Uno

O Fiat Uno foi um veículo pioneiro em várias tecnologias no Brasil. Tanto que, na sua chegada (1984), o modelo inaugurou o conceito “Pequeno por fora, Grande por dentro”. 

Interior do clássico deos anos 1980

Em 1987 chegou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. Em 1990, foi o primeiro carro do Brasil com motor 1,0 litro, mais um ineditismo da marca. .

Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, a Fiat lançou o Uno Turbo, uma das versões mais icônicas do Brasil.

Segunda geração

Em 2010, sua segunda geração, 100% desenvolvida no Brasil, o Fiat Uno apresentou o design “round square”: arredondar o quadrado, criando uma nova leitura em torno da essência que sempre foi atrelada ao modelo, apresentando o Novo Uno. Mais moderno do que nunca, ele foi a plataforma de sonhos e conceitos, como o Uno Ecology, com peças feitas a partir da cana de açúcar e teto com células fotovoltaicas capazes de aproveitar a luz do sol para gerar eletricidade.

Em 2013 chegava ao fim a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille. Em 2015, o Uno Evolution estreou no país a tecnologia Start-Stop. O pequeno da Fiat, responsável por estrear diversos motores marcantes na gama, incluiu em seu vasto currículo os modernos propulsores da família Firefly, nas configurações 1.0 de três cilindros e 1.3.

Painel atual do último Uno

Carro Esporte Clube
Carro Esporte Clubehttp://carroesporteclube.com.br
Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Related Articles

Siga-nos

60,116FansLike
377SeguidoresSiga
0InscritosInscreva-se
- Publicidade -

Latest Articles

/* */