Detran oferece 5.000 vagas no CNH Social DF para estudantes e cidadãos. Inscrições do Programa Habilitação Social seguem até junho
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) prorrogou o prazo para inscrições do Programa Habilitação Social. Os interessados têm até 6 de junho de 2022 para participar, por meio do Portal de Serviços do Detran-DF. Mais de 24 mil inscrições já foram contabilizadas para conseguir no CNH Social DF.
Por falar em CNH, BRASIL TEM NOVO MODELO DO DOCUMENTO. SAIBA MAIS AQUI
A medida visa dar mais uma oportunidade para aqueles que ainda querem participar das etapas de inscrição e seleção, podendo ser contemplados posteriormente, com o processo de habilitação. Até o momento foram contabilizadas 24.752 inscrições.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 1.500 na modalidade Estudante Habilitado e 3.500 na modalidade Cidadão Habilitado. Quem for selecionado, vai conseguir fazer todo o processo para tirar a CNH de forma gratuita.
Leia:
Propaganda do Polo com casal gay gera polêmica e VW responde
Receita Federal volta a analisar pedidos de isenção de IPI para PcD
Volkswagen lança regras sobre diversidade e proíbe condutas machistas e homofóbicas em concessionárias
Os procedimentos e critérios de seleção constam na Instrução nº 179/2022, publicada no Diário Oficial do DF de 22 de março de 2022. O Detran recomenda a leitura integral do edital, pois é de suma importância para participação no Programa, confira a Instrução nº 179, de 18 de março de 2022.
Para este ano, o Detran irá disponibilizar cinco mil vagas para pessoas de baixa renda que estejam inscritas, no Cadastro Único (CadÚnico) do Distrito Federal, e que sejam domiciliadas no DF há pelo menos 2 anos. Outro requisito é que o candidato não esteja judicialmente impedido de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não tenha sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima, ou não seja reincidente, em infração média.
Para participar, o interessado precisa acessar o portal do Detran: portal.detran.df.gov.br.
Além dos requisitos anteriores, para se inscrever na modalidade Estudante Habilitado é necessário ter idade entre 18 e 25 anos e estar cursando ou já ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino, ou como bolsista integral em instituições privadas. Além disso, é preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem ou ter participado dele no ano anterior.
O candidato a ser beneficiado pelo Projeto Cidadão Habilitado deve ter idade acima de 18 anos de idade na data do requerimento e saber ler e escrever e ainda atender as exigências gerais comuns às duas modalidades.
A quantidade de vagas disponibilizadas para Habilitação Social observará a proporção para os seguintes serviços:
I – 60% (sessenta por cento) para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH “A” ou “B”;
II – 10% (dez por cento) para adição das categorias A ou B;
III – 10% (dez por cento) para alteração para as categorias C, D ou E;
IV – 10% (dez por cento) para renovação da CNH; e
V – 10% (dez por cento) para CNH definitiva.
O Programa será executado em três fases: inscrição, seleção e processo de habilitação. Findo o prazo das inscrições, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Justiça (Sejus), parceiras no programa, terão 60 dias para publicar os selecionados de cada órgão no sistema informatizado disponibilizado pelo Detran. O resultado final dos candidatos inscritos, selecionados e classificados para o Programa será disponibilizado por consulta individualizada, exclusivamente em meio eletrônico, no Portal de Serviços do Detran-DF, em data e hora a serem divulgadas.
LEIA TAMBÉM:
Motorista sem exame toxicológico pode levar multa de R$ 1,4 mil a partir de 1° de julho
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Mecânica para mulheres: aprenda conceitos básicos e saiba se virar quando precisar!
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…