Rival da Seleção Brasileira nas oitavas-de-final da Copa do Mundo 2022, Coreia do Sul possui duas das principais marcas de carros no mundo
Rival do Brasil nas oitavas-de-final da Copa do Mundo Qatar 2022, a Coreia do Sul possui duas das principais montadoras de veículos no mundo. Dentro de campo, os coreanos foram eliminados por 4×1 da Seleção Brasileira. Mas no universo dos carros, a história é outra.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A Coreia do Sul é a origem da Hyundai e da Kia, duas marcas com presença mundial, inclusive no Brasil. Aliás, o automóvel de passei mais vendido por aqui é o Hyundai HB20. Os coreanos são bem bairristas e no mercado local, segundo dados da Statista, a Hyundai detém cerca de 40% das vendas e a Kia, 37%, números de 2021. Em terceiro lugar aparece a Genesis, com cerca de 8%.
As três marcas, na verdade, pertencem ao mesmo dono. Trata-se do Hyundai Motor Group, multinacional com presença em diversos segmentos. Ainda sobre as principais marcas da Coreia do Sul, em quarto lugar aparece a Renault Korea e em quinto a SsangYong.
Em relação aos modelos mais vendidos, segundo o ranking geral de 2021, o número 1 é o Hyundai Porter, mini caminhão que é vendido no Brasil como HR. Em segundo, aparece o Hyundai Grandeur, nova geração do Azera. Abaixo do Grandeur, o Kia Carnival subiu cinco posições para pousar no terceiro degrau do pódio, desalojando o Hyundai Avante.
O Kia Sorento foi o quinto, acima de Hyundai Sonata e o Kia Bongo. Kia K5, o nosso Kia CErato é o oitavo, seguido do Genesis G80. O top 10 é fechado pelo Hyundai Palisade. O Hyundai Tucson (+33,8%) subiu seis posições para o 11º lugar com a nova geração e o Genesis GV70 termina seu primeiro ano completo no mercado em 14º. O Hyundai Staria (nº 21) é o lançamento mais vendido de 2021, à frente do Hyundai Ioniq 5 (nº 24), Kia EV6 (nº 32) e Hyundai Casper (nº 34).
Leia também:
Ministério da Justiça investiga ‘marmita’ do Toyota Corolla Cross
Localiza vende 49 mil carros e ativos da Unidas por R$ 3,5 bi
Nova CNH 2022: documento é alterado mais uma vez
Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…