Notícias

Corolla mantém 5 estrelas e Polo é rebaixado no Latin NCAP

Latin NCAP penalizou Polo 2023 por não ter evoluído em equipamentos de segurança . Toyota Corolla segue bem avaliado

Latin NCAP: Corolla fica com 5 estrelas e Polo é rebaixado!

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) revelou novos resultados de veículos comercializados na região. Três produtos foram novamente avaliados para atualizar o nível de segurança após os novos padrões de testes da entidade. Bom resultado para o Toyota Corolla, mas do lado do Polo 2023, aconteceu um rebaixamento da nota. Virtus também foi avaliado, mas em configuração não vendida no Brasil.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Praticamente único sedã médio do Brasil, o Toyota Corolla manteve as cinco estrelas de proteção, repetindo resultado de 2017. O produto é fabricado no país e oferece de série sete airbags e controle de Estabilidade. Segundo o Latin NCAP, o Corolla apresentou 83,31% de proteção para ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários  vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança.

Apesar de aprovado, o Corolla sofreu críticas, pois no teste de chicotada cervical (whiplash) a proteção foi marginal, assim como na área dos pés. Por outro lado, para crianças o modelo apresentou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação máxima na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). O carro foi avaliado pela quinta vez em decisão voluntária da Toyota, ou seja: ela cedeu o veículo para teste gratuitamente e o resultado é válido para todas as origens de produção.

Já Volkswagen Polo 2023 recebeu apenas três notas de proteção, ante as cinco da última avaliação. O hatch alcançou 73,21% em ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.

O grande motivo para queda na avaliação foi devido a não adotar mais itens de segurança de série, mantendo apenas quatro airbags (Onix e HB20 têm seis, diga-se de passagem). A ausência de bolsas de cortina e não oferecer ADAS limitou o teste do carro.

Além do Corolla e Polo fabricados no Brasil, o Latin NCAP avaliou o novo Virtus, que alcançou cinco estrelas! Mas não se entusiasme, pois isso não é válido para o Brasil. O modelo é fabricado na Índia e atende alguns países latinos. Ele conta com seis airbags e ESC de série em todas as versões, enquanto o Virtus brasileiro tem apenas quatro. O Virtus indiano teve 92,35% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 53,09% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 84,98% em assistência à segurança.

“A Toyota e a Volkswagen estão mais uma vez mostrando seu compromisso com veículos mais seguros na região. Embora o desempenho de três estrelas do Novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, declarou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

A entidade testa sempre a versão mais básica de equipamentos de segurança passiva dos modelos. Contudo, a recomendação de compra é pelas versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho.

LEIA TAMBÉM!
Volkswagen Taos Comfortline: conheça em detalhes a versão de entrada
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas