O Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) revelou novos resultados de veículos comercializados na região. Três produtos foram novamente avaliados para atualizar o nível de segurança após os novos padrões de testes da entidade. Bom resultado para o Toyota Corolla, mas do lado do Polo 2023, aconteceu um rebaixamento da nota. Virtus também foi avaliado, mas em configuração não vendida no Brasil.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Praticamente único sedã médio do Brasil, o Toyota Corolla manteve as cinco estrelas de proteção, repetindo resultado de 2017. O produto é fabricado no país e oferece de série sete airbags e controle de Estabilidade. Segundo o Latin NCAP, o Corolla apresentou 83,31% de proteção para ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança.
Apesar de aprovado, o Corolla sofreu críticas, pois no teste de chicotada cervical (whiplash) a proteção foi marginal, assim como na área dos pés. Por outro lado, para crianças o modelo apresentou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação máxima na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). O carro foi avaliado pela quinta vez em decisão voluntária da Toyota, ou seja: ela cedeu o veículo para teste gratuitamente e o resultado é válido para todas as origens de produção.
Já Volkswagen Polo 2023 recebeu apenas três notas de proteção, ante as cinco da última avaliação. O hatch alcançou 73,21% em ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.
O grande motivo para queda na avaliação foi devido a não adotar mais itens de segurança de série, mantendo apenas quatro airbags (Onix e HB20 têm seis, diga-se de passagem). A ausência de bolsas de cortina e não oferecer ADAS limitou o teste do carro.
Além do Corolla e Polo fabricados no Brasil, o Latin NCAP avaliou o novo Virtus, que alcançou cinco estrelas! Mas não se entusiasme, pois isso não é válido para o Brasil. O modelo é fabricado na Índia e atende alguns países latinos. Ele conta com seis airbags e ESC de série em todas as versões, enquanto o Virtus brasileiro tem apenas quatro. O Virtus indiano teve 92,35% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 53,09% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 84,98% em assistência à segurança.
“A Toyota e a Volkswagen estão mais uma vez mostrando seu compromisso com veículos mais seguros na região. Embora o desempenho de três estrelas do Novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, declarou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
A entidade testa sempre a versão mais básica de equipamentos de segurança passiva dos modelos. Contudo, a recomendação de compra é pelas versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho.
LEIA TAMBÉM!
Volkswagen Taos Comfortline: conheça em detalhes a versão de entrada
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…