Capa

Crianças no carro: qual o momento certo de substituir a cadeirinha ou bebê conforto?

Legislação prevê faixas etárias para cada tipo de equipamento. No entanto, pais devem observar outros fatores antes de trocar o bebê conforto ou a cadeirinha

Por Paula Carolina

– Mamãe, quando vou poder sair do booster e sentar no banco?

– Quando você fizer 7 anos e meio, por lei, já vai poder sentar no banco (de trás). Mas isso vai depender se o cinto não vai pegar em seu pescoço e se a dobra dos seus joelhos vai coincidir com o fim do banco.

A pergunta é da Natália, minha filha de 6 anos. Ansiedade que é comum às crianças (e aos pais!) de sua faixa etária, que nasceram justamente quando entrou em vigor a chamada “lei das cadeirinhas”. Resolução 277, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 28 de maio de 2008, que após um período de adequação passou a valer em junho de 2010.

Essa é uma geração – isso falando de quem tem carro – que saiu da maternidade no bebê conforto, passou a usar a cadeirinha com 1 ano e o assento de elevação (ou booster) aos 4. A partir dos 7 anos e meio poderão sentar-se no banco de trás e com 10 anos ocupar o banco da frente.

Diversos modelos da Volvo têm booster integrado no banco traseiro.

Isso é o que diz a lei. Mas será que é realmente a data do aniversário que determina o momento de “pular de fase”? Especialistas em segurança infantil dizem que não. Embora a lei permita a mudança, quando a criança ainda não tem tamanho suficiente para trocar de dispositivo, o mais seguro é esperar um pouco. Aliás, quando a Resolução 277 foi publicada, em 2008, profissionais de diversas áreas que há anos se debruçavam em estudos sobre segurança infantil questionaram o fato de o Contran ter levado em conta somente a idade, quando também peso e altura deveriam ser considerados para a troca do acessório de retenção. Não é à toa que as especificações desses produtos são pelo peso e não pela idade.

E não é difícil entender por quê. Cada criança se desenvolve de um jeito. E cada acessório tem a sua função. O bebê conforto deve ser virado para trás (no sentido contrário ao tráfego) para não forçar o pescoço do bebê. A partir de 1 ano, já é possível andar virado para frente, mas nada impede que continue por alguns meses no bebê conforto, até que os pais julguem que sua altura e peso estejam compatíveis com a cadeirinha.

Da mesma forma, a criança que completa 4 anos tem que ter tamanho suficiente para sentar no booster, sem que o cinto de segurança a “enforque”. Mesma situação válida para sair do booster e sentar-se diretamente no banco a partir dos 7 anos e meio.

Além disso, como são vários os dispositivos de retenção existentes no mercado, a capacidade do acessório também tem que ser observada. Alguns, inclusive, abrangem mais de uma fase (bebê conforto que é transformado em cadeirinha/cadeirinha que também serve como assento de elevação etc.).

Trata-se de uma questão de bom senso e, principalmente, de segurança. A ansiedade para a troca é normal, mas é facilmente administrada com argumentos convincentes. Aliás, a criança que cresce usando os dispositivos adequados adquire essa cultura naturalmente. Cabe aos pais terem firmeza e avaliarem o momento certo.

A Resolução 277, com todas as alterações que sofreu ao longo desses anos, pode ser acessada no site do Departamento Nacional de Trânsito/Denatran (www.denatran.gov.br).

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas