A partir do próximo dia 1º de setembro, os proprietários de veículos com finais de placa 1, 2 e 3 devem estar atentos à exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023, também conhecido informalmente como ‘Documento 2023’. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), através da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), informa sobre os prazos que se aproximam.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Os automóveis com finais de placa 4, 5 e 6 precisam realizar o licenciamento até o dia 30 de setembro. Já para os veículos com finais de placa 7, 8, 9 e 0, o prazo é estendido até o dia 31 de outubro para a renovação do documento.
A obtenção do CRLV 2023 requer o pagamento em dia do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do seguro obrigatório anterior a 2021, da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e quitação de possíveis multas. Além disso, o veículo não pode estar sujeito a restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
Para esclarecer dúvidas, os proprietários de veículos têm a opção de realizar uma chamada de vídeo com um atendente, que fornecerá assistência quanto aos passos para a regularização do veículo e auxiliará na emissão de guias de pagamento. Através deste mutirão, os cidadãos têm a chance de resolver pendências de maneira ágil, segura e sem a necessidade de deslocamento até um posto presencial de atendimento, conforme destaca Lucas Vilas Boas, chefe de trânsito de Minas Gerais.
Para acessar o CRLV, é possível utilizar o site mencionado, informando a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ do proprietário. O documento impresso deve ser de alta qualidade, em papel sulfite branco no formato A4, com tinta preta, em uma página única, permitindo a leitura do QR-Code. Adicionalmente, esse serviço está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). (Fonte: Redação e Detran-MG)
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…