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Descubra o mistério do volume do porta-malas

Capacidade o porta-malas é valorizada pelo consumidor na hora de comprar um carro novo. Saiba como é medido o volume nos carros da General Motors

Calma, não é o que você está pensando! Blocos de 1L mostram capacidade do porta-malas do Chevrolet Onix

Item muito valorizado pelo consumidor na hora de comprar um carro novo, o voluma do porta-malas gera bastante controvérsia. As montadoras disputam quem consegue levar mais por menos, num parâmetro em que tamanho é documento. Contudo, nem sempre o volume oficial divulgado pela marca representa boa capacidade de carga. Descubra o mistério por trás do porta-malas no teste que é feito pela General Motors.

“Observamos que o cliente valoriza o aproveitamento do espaço para bagagens. Por isso, nos modelos da Chevrolet, o porta-malas é projetado com base no tipo de bagagem que o público-alvo do veículo costuma transportar”, explica Alex Santos, engenheiro de Integração da GM América do Sul.

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Segundo a marca, o projeto considera o tipo de carga que transporta o consumidor de cada categoria. Enquanto consumidores de hatches e SUVs geralmente oferecem a flexibilidade da cobertura móvel e dos bancos rebatíveis, os compradores de sedãs agradam de um compartimento isolado da cabine e de proporções bem generosas, por exemplo.

Teste para revelar o volume do porta-malas

A métrica utilizada para definir o espaço de um porta-malas é o seu volume. A medição utiliza-se de um método amplamente difundido no mercado, chamado sistema VDA. Blocos com um litro de capacidade cúbica são devidamente acomodados no compartimento de carga. Conforme o padrão ISO 3832, é permitido otimizar a distribuição dos blocos. Logo nem sempre a volume informado informada representa boa capacidade de levar objetos.

A medição é feita virtualmente e há depois uma validação física, e a disposição dos blocos não pode interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro, por exemplo.

Como exemplo, considere o volume do porta-mala do Chevrolet Onix. Para mostrar como é feito o teste, o modelo foi levado para o Campo de Provas da GM, em Indaiatuba. Ao todo, são acomodados 303 blocos de um litro no porta-malas do hatch, já no do sedã, essa capacidade sobe para 500 blocos. Logo, a marca divulga essas capacidades para seus modelos.

Teste da GM mostra que Chevrolet Onix Plus leva 500 litros

Como acomodar objeto no porta-malas

A relação entre altura, largura e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas de diferentes tamanhos, um carrinho de bebê ou uma bicicleta. Na hora de organizar o bagageiro, o ideal é posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas, garantindo a melhor dinâmica veicular e evitando que a frente do carro e os faróis empinem.

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Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira acomodar aquelas de maior volume primeiro, encaixando objetos menores depois. O peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel.

No porta-malas, alguns modelos t oferecem ganchos para pendurar sacolas, assoalho de altura regulável e porta-ferramentas – recursos que facilitam o dia a dia do motorista. Entre os acessórios possíveis, bolsa organizadora, rede porta-objetos e o tapete de bandeja impermeável podem ser uma mão na roda do consumidor! (

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