Engenheiro italiano substitui brasileiro no comando da Fiat Chrysler na América Latina e ganha assento no Conselho. Ketter segue como CMO mundial
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou nesta segunda feira que o engenheiro Antonio Filosa, que era presidente da FCA na Argentina, é o novo presidente para a América Latina. Ele ocupa o cargo no lugar de Stefan Ketter.
Com 44 anos, nascido em Nápoles, Itália, Filosa formou-se pelo conceituado Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais.
Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1999, e desde então acumula atuação nas áreas de Manufatura, Compras e Supply Chain, Novos Produtos, Marketing e Gestão de Projetos. Já ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e Brasil.
Chegou à planta da Fiat em Betim (MG) em 2006, onde exerceu os cargos de gerente de Logística Interna, de Planejamento Estratégico e de Compras, além de diretor-adjunto de Manufatura. Foi diretor de Compras para a América Latina e atualmente é o diretor-geral da FCA Argentina.
Ao assumir o novo cargo, Filosa também passa a integrar o Group Executive Council (GEC), a máxima instância executiva do grupo. Filosa sucede no comando da operação latino-americana o brasileiro Stefan Ketter, que retorna à Europa e continua na função de Chief Manufacturing Officer da FCA e membro do GEC.