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Mitsubishi Pajero Sport 2021: mal completou um ano e SUV ganha cara nova

SUV japonês chega com visual renovado para encarar Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Mitsubishi Pajero Sport 2021 oferece aplicativo para controle remoto pelo celular do motorista

Thiago Ventura

Apenas um ano e dois meses após lançar a nova geração do Pajero Sport 2021 no Brasil, a Mitsubishi agora oferece a linha reestilizada do SUV japonês. O modelo tem novo visual, com destaque nas mudanças na dianteira e traseira, ganhou novos equipamentos e um aplicativo que comanda funções do carro a partir do telefone do proprietário. O Mitsubishi Pajero Sport 2021 chega às lojas já neste mês em duas versões com preços entre R$ 291.990 e R$ 318.990.

O visual agora está alinhado com a linguagem global de design da marca. A dianteira traz uma nova grade de entrada de ar que é envolvida por um para-choque totalmente reformulado. Os faróis dianteiros estão mais afilados e contam com o sistema Adaptive Front Lighting System (AFS) que direciona o feixe de luz de acordo com o esterço do volante, para melhor visibilidade em trechos de curva.

Na traseira, lanternas em LED foram redesenhadas e estão localizadas acima novo para-choque traseiro. O Pajero Sport 2021 passou a ser equipado com um aerofólio traseiro totalmente renovado, além de antena tipo barbatana de tubarão.

Uma novidade tecnológica interessante é o Remote Control, um aplicativo desenvolvido pela Mitsubishi Motors, permite que o cliente conecte o seu celular ao veículo. Com isso, o motorista pode executar diversas funções à distância, como acionar a abertura da tampa elétrica do porta-malas, verificar a abertura dos vidros, trancar as portas ou mesmo acender os faróis de LED.

No interior, o Pajero Sport 2021 ganhou novo sistema de entretenimento com tela de até oito polegadas sensível ao toque e compatível com os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay. Com isso, a tela pode operar aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify. O acabamento que contorna a tela e que desce ao lado do console central é novo.

O modelo é vendido em duas versões, HPE e HPE-S, com preços de R$291.990 e R$ 318.990, respectivamente. A versão de entrada oferece um pacote de opcionais que inclui teto solar e sistema Adaptive Cruise Control (ACC) por R$ 8.000.

A topo de linha HPE-S oferece itens como a painel de instrumentos 100% digita e porta-malas com abertura e fechamento elétricos, que pode ser acionados de diversas formas: pelo simples toque em um botão no painel, na tampa ou na chave do veículo; por meio de sensores de movimento instalados na parte inferior do para-choque traseiro em que basta o cliente passar o pé para a tampa se abrir; e via aplicativo Remote Control instalado em seu smartphone.

Motor e câmbio

As duas versões são equipadas com moderno motor MIVEC 2.4L 16V DOHC turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque, acoplado com transmissão automática de oito velocidades, com Paddle Shifters atrás do volante .

A tração é 4×4 e o carro oferece o sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) de segunda geração, um seletor no console central que pode escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso: 2H (4×2 para ruas e estradas), 4H (estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva), 4HLc (terreno acidentado com superfícies de baixa aderência) e o 4LLc (subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama).

E para quem for colocar o bólido de R$ 300k no off road, o Pajero Sport tem 45º de inclinação lateral; 30º de ângulo de entrada; 24,2º de ângulo de saída; e 23,1º de ângulo de subida, que facilitam a vida dos motoristas durante a trilha. Além disso, o SUV conta com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock.

Entre os de segurança, sete airbags (dois laterais, dois frontais, dois de cortina e um para o joelho do motorista). Tem ainda Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, Adaptive Hill Decent Control (HDC), que mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC).

Pode vir ainda com Adaptive Cruise Control (ACC), Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) e o Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. O Forward Collision Mitigation (FCM) é outro sistema de frenagem autônoma, que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão.

O Pajero Sport 2021 conta ainda com Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS) e o sistema Trailer Stability Assist (TSA), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado.

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