Todo 14 de abril é considerado Dia Mundial do Café, bebida produzida de um dos produtos mais importantes da economia do Brasil. Seja como um estimulante matinal, uma pausa relaxante à tarde ou um acompanhamento para uma boa conversa entre amigos, o café tem um lugar especial, inclusive para os amantes de carros!
Tanto que nos anos 50 e 60 um inusitado acessório servia a bebida quente dentro do Volkswagen Fusca. Essa cafeteira foi um item instalado em muitos modelos antigos em alguns países. O acessório era geralmente instalado no painel do Fusca, permitindo que o motorista fizesse café enquanto dirigia.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A cafeteira para Fusca geralmente era feita de metal e tinha um design compacto para se encaixar no painel do carro. Ela normalmente tinha uma pequena capacidade de armazenamento de água e uma câmara de infusão de café. Para usá-la, o motorista adicionaria água e grão moído nas respectivas câmaras e, em seguida, acenderia acionava o equipamento ligado na bateria do automóvel. A bebida feito na cafeteira do Fusca era então despejado em uma xícara para ser consumida pelo motorista ou pelos passageiros.
O anúncio que você confere na matéria era da marca Hertella, fabricado na Alemanha. O acessório também podia ser usado para chá ou limonada quente e possuía potencia de 40W. Era disponível para sistemas de bateria de 6V ou 12V. O preço, era de 65 marcos alemães.
Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento
A cafeteira para Fusca era um acessório conveniente para os amantes de café que passavam muito tempo dirigindo, como viajantes de longa distância ou motoristas de táxi. No entanto, com o passar do tempo e as mudanças nas regulamentações de segurança veicular, o inusitado aparelho foi gradualmente descontinuado.
Atualmente ainda é possível desfrutar de um bom café ao volante. Alguns acessórios repetem o antigo dispositivo do Fusca. A empresa francesa Handpresso, por exemplo, vende uma mini máquina de expresso capaz de produzir a bebida a partir de cápsulas de Nespresso.
Disponível em vários tamanhos e formatos, custa entre 115 e 259 euros. A máquina possui entrada de força para 12 V ou 24V (caminhões). Um dos modelos possui formato que encaixa perfeitamente no porta-copos geralmente disponível no console central dos carros!
O Dia Mundial do Café é uma oportunidade para destacar a importância da bebida em várias áreas da vida, desde o impacto econômico nas comunidades produtoras até o prazer e a cultura associados ao seu consumo. É uma ocasião para homenagear os produtores, os trabalhadores da indústria cafeeira e os amantes do café em todo o mundo.
Além disso, o Dia Mundial do Café também serve como uma plataforma para conscientizar sobre questões relacionadas ao produto, como sustentabilidade, comércio justo, qualidade do café, impacto social e ambiental da indústria cafeeira e a importância de apoiar os produtores em países em desenvolvimento.
O Dia Mundial do Café é comemorado de várias maneiras em todo o mundo. Em muitos países produtores , como Brasil, Colômbia, Etiópia e Costa Rica, são realizados eventos e festivais para celebrar a colheita e destacar a cultura e o patrimônio cafeeiro local.
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…