Lançamentos

Fiat Fiorino 2022: nova geração tem motor mais fraco e painel de Strada

Van compacta chega ao mercado por R$ 99,9 mil e com motor 1.4 Fire EVO que ficou mais fraco. Fiat Fiorino 2022 tem estrutura da Strada com dianteira do Uno

Fiat Fiorino chega à quarta geração com dianteira de Uno e estrutura de Strada

A Fiat lançou nesta sexta-feira (3) a nova Fiorino 2022, van compacta líder da categoria. O utilitário ganhou novo design com dianteira do Uno e o painel usado pela Fiat Strada. O modelo tem preço inicial de R$ 99.990 e ficou com motor mais fraco em relação à linha 2021. Contudo, mantém a capacidade de carga de 650 kg coberta.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O Fiorino 2022 chega em versão única Endurance 1.4 flex e tem itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, hill holder e alerta de frenagem de emergência, dentre outros. A Fiat trata o modelo como nova geração, uma vez que adota dianteira do Fiat Uno, com painel e estrutura da Fiat Strada.

Painel da Strada é novidade para a Fiorino 2022

Fiorino 2022: motor mais fraco

O Fiat Fiorino 2022 é oferecido com motor 1.4 Fire EVO, com potência de até 86 cavalos e 120 Nm de torque com etanol, enquanto rende 84 cv e 116 Nm com gasolina. O bloco ficou 2 cv e 20 Nm mais fraco com etanol e menos 2 cv e 24 Nm com gasolina em relação ao modelo anterior. Isso se deve à nova legislação do Proconve (PL7) para atender às novas regras de emissões e ruído. Contudo, a Fiat afirma que o carro ficou até 11,8% mais econômico com gasolina e 8,3% com etanol.

Leia também
Fiat Pulse Drive MT: conheça a versão mais barata do SUV

BYD Tan EV: chinês de 517 cv é o primeiro SUV de 7 lugares elétrico do Brasil

Minas Gerais faz leilão de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas

A engenharia da Fiat também fez mudanças no câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, para dar mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro. Já a marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras.

Fiorino 2022 tem capacidade de carga de 650 kg

Apesar das mudanças com perda de potência e torque, o Fiat Fiorino 2022 manteve a capacidade de carga de 650 kg, um dos principais atributos para empresários e frotistas. O modelo é vendido somente na cor branca e conta com rodas de aço sem calotas.

Design

A linha 2022 do Fiorino ganhou novo design inspirado ao conceito já aplicado nos outros produtos da marca. O utilitário tem novos faróis, mais afilados e com máscara negra, com para-choques capô e para-lamas redesenhados. O furgão tem grade com logo Fiat gigante e a bandeirinha da Itália reestilizada, como já apresentado em outros produtos.

O painel tem a grande mudança, bem verdade, pois passa a adotar o painel da Strada ao invés do Uno. O Fiorino 2022 tem novo cluster que inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O volante tem regulagem de altura de série e interior conta com mais quatro porta-objetos (13 no total) com 18,3 litros, — 10% mais volume que o modelo anterior. Destaque para um nicho na porta, pensado especialmente para máquinas de cartão de crédito.

Fiat Fiorino 2022: itens de série

A Fiorino 2022 vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade. O furgão conta agora com controle de tração e estabilidade (ESC) de série.

O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos. As palhetas agora são do tipo flat-blade, que permitem uma melhor limpeza do vidro e têm garantia exclusiva de seis meses.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

FIAT PULSE 2026 ganha teto solar e novo visual para encarar o Tera

Conheça mais detalhes do B-SUV que chega com novo visual e até teto solar. Fiat…

2 semanas

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

10 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

11 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

12 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

1 ano

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

1 ano