Notícias

Ford decide ‘matar’ a Troller e o motivo deixa governo do Ceará irritado

Marca americana anunciou encerramento das atividades da marca cearense para setembro. Fábrica da Troller seria vendida, mas negócio não deu certo devido exigências da matriz

A Ford anunciou o encerramento das atividades da Troller para setembro deste ano. É mais um capítulo da decisão drástica da empresa, que desistiu de fabricar veículos no Brasil. Anunciada em janeiro, o fechamento das fábricas tirou de linha o EcoSport e a linha Ford Ka na planta de Camaçari (BA). Tudo indicava que a fábrica da Troller em Horizonte (CE) seria vendida. Porém o negócio não deu certo e o motivo deixou o governo do Ceará irritado.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Sem dar outro fim para a marca brasileira, a Ford decretou o o encerramento das atividades. Com isso, cerca de 477 colaboradores serão demitidos. Além dos empregados diretos, o final da produção vai por fim a uma série de empresas fornecadoras de peças e empregos indiretos. Isso poderia ser evitado com a venda da marca Troller, mas uma exigência da matriz americana frustrou os planos.

SAIBA MAIS SOBRE O FECHAMENTO DA FÁBRICA DA FORD
Metalúrgicos da Ford tentam reverter milhares de demissões com fechamento de fábricas no Brasil
Ford encerra produção de carros após 102 anos no Brasil e decreta fim de linha para Troller
Ford recebeu R$ 20 bilhões em incentivos fiscais e mesmo assim fecha fábricas no Brasil

Segundo comunicado oficial divulgado nesta terça (10), pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do Ceará, o governo foi pego de surpresa pela decisão. Segundo a pasta, desde janeiro os governos Estadual e Federal, por meio das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Fazenda (Sefaz), e do Ministério da Economia, acompanham as negociações buscando prováveis compradores. Contudo, esse esforço esbarrou num motivo.

Fábrica da Troller durante reinauguração em 2014

Segundo a Sedet, a Ford nos Estados Unidos não autorizou a venda da fábrica e da marca Troller. Ou seja, só autorizou negociar a estrutura. O potencial interessado não teria direito a fabricar o modelo T4 nem utilizar a marca cearense. Assim, a Ford achou melhor “matar” a montadora do que vendê-la.

“Continuaremos firmes na busca de entendimentos para que a Ford reflita que esta posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses! Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior.

Segundo o governo do Ceará, três ofertas foram feitas pela Troller, sendo que uma delas a “Ford disse estar sendo atendida, do ponto de vista dos acertos comerciais”. Ainda segundo a secretaria, quando do anúncio do fim das operações no Brasil, a empresa anunciou que venderia a Troller de “porteira fechada”.

MAIS NOTÍCIAS DA FORD
VÍDEO: confira em detalhes o novo Ford Bronco Sport 
Biden acelera nova Ford F-150 Lightning e diz que China não vai ganhar corrida pelos carros elétricos
Ford Bronco Sport: SUV chega em maio e inicia fase importadora da marca
Ford Ranger ultrapassa S10 e vira vice-líder das picapes médias em 2021

Confira o comunicado da Sedet na íntegra

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará informa que foi surpreendida com a notícia do fechamento da fábrica da Troller, em Horizonte, a partir do mês de setembro. Desde janeiro que os Governos Estadual e Federal, por meio das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Fazenda (Sefaz), e o Ministério da Economia, acompanham as negociações buscando prováveis compradores.

O estado monitorou as tratativas, sem interferência pois não éramos vendedores e nem compradores do ativo e nos mantivemos entusiasmados com a finalização comercial até julho, quando o processo se afunilou com três possíveis compradores e a Ford disse estar sendo atendida, do ponto de vista dos acertos comerciais.

Porém, na tarde dessa segunda-feira (09), o diretor institucional da Ford no Brasil, Rogério Goldfarb, informou por telefone ao titular da Sedet, Maia Júnior, a suspensão das negociações alegando decisões da matriz americana que havia contratado empresa especializada em fusões e aquisições para o processo. A Ford informou ainda que a decisão corporativa foi de seguir com a venda da Troller sem negociar marca e design de produtos, diferente do que foi anunciado em janeiro deste ano.

O Estado do Ceará reserva a posição de manter a busca pela continuidade da fábrica para o desenvolvimento do município de Horizonte e a manutenção dos empregos. “Continuaremos firmes na busca de entendimentos para que a Ford reflita que esta posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses! Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, ressaltou Maia Júnior.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

10 horas

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

5 dias

Volkswagen Amarok Barretos 70 Anos: edição limitada da Festa do Peão

Picape média ganha edição limitada em homenagem à Festa do Peão mais famosa do Brasil.…

4 semanas

Kia Jorlan: marca coreana ganha nova concessionária em BH; conheça

Marca coreana tem segundo ponto de venda na capita mineira. Grupo Jorlan aposta em concessionária…

1 mês

Preço do Tiggo 8 Pro é reduzido em celebração e fica mais barato que HR-V

Marca celebra oito anos de operação no Brasil e reduz preço do Tiggo 8 Pro.…

1 mês

Chevrolet Onix supera Corsa e vira o GM mais produzido no Brasil

Hatch compacto atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 2012. Chevrolet Onix 2026…

1 mês