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Ford decide ‘matar’ a Troller e o motivo deixa governo do Ceará irritado

Marca americana anunciou encerramento das atividades da marca cearense para setembro. Fábrica da Troller seria vendida, mas negócio não deu certo devido exigências da matriz

A Ford anunciou o encerramento das atividades da Troller para setembro deste ano. É mais um capítulo da decisão drástica da empresa, que desistiu de fabricar veículos no Brasil. Anunciada em janeiro, o fechamento das fábricas tirou de linha o EcoSport e a linha Ford Ka na planta de Camaçari (BA). Tudo indicava que a fábrica da Troller em Horizonte (CE) seria vendida. Porém o negócio não deu certo e o motivo deixou o governo do Ceará irritado.

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Sem dar outro fim para a marca brasileira, a Ford decretou o o encerramento das atividades. Com isso, cerca de 477 colaboradores serão demitidos. Além dos empregados diretos, o final da produção vai por fim a uma série de empresas fornecadoras de peças e empregos indiretos. Isso poderia ser evitado com a venda da marca Troller, mas uma exigência da matriz americana frustrou os planos.

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Segundo comunicado oficial divulgado nesta terça (10), pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do Ceará, o governo foi pego de surpresa pela decisão. Segundo a pasta, desde janeiro os governos Estadual e Federal, por meio das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Fazenda (Sefaz), e do Ministério da Economia, acompanham as negociações buscando prováveis compradores. Contudo, esse esforço esbarrou num motivo.

Fábrica da Troller durante reinauguração em 2014

Segundo a Sedet, a Ford nos Estados Unidos não autorizou a venda da fábrica e da marca Troller. Ou seja, só autorizou negociar a estrutura. O potencial interessado não teria direito a fabricar o modelo T4 nem utilizar a marca cearense. Assim, a Ford achou melhor “matar” a montadora do que vendê-la.

“Continuaremos firmes na busca de entendimentos para que a Ford reflita que esta posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses! Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior.

Segundo o governo do Ceará, três ofertas foram feitas pela Troller, sendo que uma delas a “Ford disse estar sendo atendida, do ponto de vista dos acertos comerciais”. Ainda segundo a secretaria, quando do anúncio do fim das operações no Brasil, a empresa anunciou que venderia a Troller de “porteira fechada”.

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Confira o comunicado da Sedet na íntegra

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará informa que foi surpreendida com a notícia do fechamento da fábrica da Troller, em Horizonte, a partir do mês de setembro. Desde janeiro que os Governos Estadual e Federal, por meio das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Fazenda (Sefaz), e o Ministério da Economia, acompanham as negociações buscando prováveis compradores.

O estado monitorou as tratativas, sem interferência pois não éramos vendedores e nem compradores do ativo e nos mantivemos entusiasmados com a finalização comercial até julho, quando o processo se afunilou com três possíveis compradores e a Ford disse estar sendo atendida, do ponto de vista dos acertos comerciais.

Porém, na tarde dessa segunda-feira (09), o diretor institucional da Ford no Brasil, Rogério Goldfarb, informou por telefone ao titular da Sedet, Maia Júnior, a suspensão das negociações alegando decisões da matriz americana que havia contratado empresa especializada em fusões e aquisições para o processo. A Ford informou ainda que a decisão corporativa foi de seguir com a venda da Troller sem negociar marca e design de produtos, diferente do que foi anunciado em janeiro deste ano.

O Estado do Ceará reserva a posição de manter a busca pela continuidade da fábrica para o desenvolvimento do município de Horizonte e a manutenção dos empregos. “Continuaremos firmes na busca de entendimentos para que a Ford reflita que esta posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses! Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, ressaltou Maia Júnior.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

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