A Ford tem muita história com as picapes, graças à Série F, linhagem lançada em 1948 e que é o carro mais vendido nos EUA há décadas. Contudo, existe um ancestral desses modelos surgido anos antes. Trata-se do Ford Modelo TT, lançado há 105 anos, derivado do icônico Ford Modelo T.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Curiosamente, o Modelo TT foi pensado pelo mercado e não pela montadora. Fabricantes de peças ofereciam adaptações do automóvel em picapes e pequenos caminhões. Foi quando Henry Ford teve o estalo para criar mais um produto. Assim, em 1917, surgiu o veículo utilitário.
Confira: Ford GT LM Edition: supercarro homenageia Le Mans
A versão picape mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas oferecia uma estrutura mais robusta com capacidade para transportar até uma tonelada de carga. O Ford Modelo TT adicionava 61 centímetros à distância entre-eixos de 3,05 metros do Modelo T. O veículo tinha rodas de madeira no estilo militar e pneus traseiros de borracha sólida. A suspensão traseira era do tipo eixo de torção mais rígida.
O chassi tinha preço de US$ 600 podia ser personalizado com caçambas e implementos de carga disponíveis no mercado, adaptados para cada tipo de trabalho. A aposta deu certo e o Modelo TT chegou a vender 260 mil unidades em 1925. Nesse mesmo ano, a marca lançou o Modelo T Runabout, que tinha a caçamba integrada.
O Modelo TT saiu de linha em 1928, sendo substituído pelo Modelo AA, com capacidade de 1.5 tonelada. Ao todo foram mais de 1,3 milhão de unidades.
Leia também:
Ford Maverick e Ranger terão versão Lightning
BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil
Indústria automotiva vê decisão do governo como equilíbrio entre concorrência e proteção à produção nacional
Governo Federal antecipa imposto de importação após pressão da Anfavea, mas garante limite temporário à…
Articulação do governo e da Embraer junto a clientes americanos driblou tarifaço de Trump. Mais…
Fintech europeia Revolut fecha patrocínio com a Audi para a Fórmula 1 em 2026. Gabriel…
Montadoras pressionam governo contra incentivos às chinesas. BYD defende estratégia local: 'novo player chegou oferecendo…
SUV Coupé atinge marco industrial desde lançamento em 2022. Fiat Fastback 2026 tem visual renovado…