Notícias

Ford recebeu R$ 20 bilhões em incentivos fiscais e mesmo assim fecha fábricas no Brasil

Marca americana anunciou o fechamento das plantas de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE) que provocará mais de 5 mil demissões. Ford vai importar veículos da Argentina e Uruguai

Ford EcoSport na linha de produção em Camaçari, na Bahia: marca vai parar de fabricar carros após 102 anos no Brasil (Foto: Ford)


A Ford Motor Company soltou uma bomba no mercado nesta segunda-feira (11) ao anunciar o encerramento da produção local após 102 anos. A decisão da marca americana contrasta com benefícios recebidos do Governo Federal e governos estaduais.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a empresa recebeu mais de R$ 20 bilhões em incentivos fiscais desde 1999. Os dados são da Receita Federal. Apesar disso, a empresa vem reduzindo investimentos no Brasil: em 2019 fechou a fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo (SP) em 2019 e neste 2021 vai encerrar as plantas de Camaçari (BA), Horizonte (CE) e Taubaté (SP).

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

LEIA TAMBÉM
Desafio: você consegue encontrar 10 veículos da Ford neste desenho?
Territory 2021 esgota primeiro lote em duas semanas de pré-venda
Conheça o carro chinês que deu origem ao Ford Territory
Andamos no Ford Territory, que chega em Agosto
Ford fecha fábrica em SP, encerra produção do Fiesta e coloca 3 mil empregos em risco
Ford oferece até R$ 93 mil extras em programa de demissão e prorroga lay-off

A justificativa é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a marca, a pandemia da covid-19 “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da empresa.

ASSISTA A VÍDEO SOBRE O TEMA COM ESTEFÂNIA FARIAS


Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Royal Enfield Himalayan 450: análise completa da trail de 452 cc

Marca inglesa chega com potência e tecnologia para desafiar Honda Sahara 300 e Yamaha Lander…

3 semanas

Toyota T-Line: marca ganha maior concessionária no Brasil em São Paulo

Próximo do Aeroporto de Congonhas, Toyota T-Line é a maior concessionaria da marca japonesa do…

1 mês

Festival de Gastronomia de Tiradentes revela novidades da Jeep

Conheça como é a experiência do programa Jeep Selections, que reúne fãs a marca no…

1 mês

Haval H9 esgota lote inicial e GWM fatura mais de R$ 185 mi

SUV de 7 lugares tem motor 2.4 turbodiesel de 184 cavalos e muita tecnologia. Haval…

2 meses

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

2 meses

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

2 meses