Notícias

Ford recebeu R$ 20 bilhões em incentivos fiscais e mesmo assim fecha fábricas no Brasil

Marca americana anunciou o fechamento das plantas de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE) que provocará mais de 5 mil demissões. Ford vai importar veículos da Argentina e Uruguai

Ford EcoSport na linha de produção em Camaçari, na Bahia: marca vai parar de fabricar carros após 102 anos no Brasil (Foto: Ford)


A Ford Motor Company soltou uma bomba no mercado nesta segunda-feira (11) ao anunciar o encerramento da produção local após 102 anos. A decisão da marca americana contrasta com benefícios recebidos do Governo Federal e governos estaduais.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a empresa recebeu mais de R$ 20 bilhões em incentivos fiscais desde 1999. Os dados são da Receita Federal. Apesar disso, a empresa vem reduzindo investimentos no Brasil: em 2019 fechou a fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo (SP) em 2019 e neste 2021 vai encerrar as plantas de Camaçari (BA), Horizonte (CE) e Taubaté (SP).

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

LEIA TAMBÉM
Desafio: você consegue encontrar 10 veículos da Ford neste desenho?
Territory 2021 esgota primeiro lote em duas semanas de pré-venda
Conheça o carro chinês que deu origem ao Ford Territory
Andamos no Ford Territory, que chega em Agosto
Ford fecha fábrica em SP, encerra produção do Fiesta e coloca 3 mil empregos em risco
Ford oferece até R$ 93 mil extras em programa de demissão e prorroga lay-off

A justificativa é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a marca, a pandemia da covid-19 “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da empresa.

ASSISTA A VÍDEO SOBRE O TEMA COM ESTEFÂNIA FARIAS


Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

17 horas

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

5 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas