Notícias

GM faz recall de 80 robotaxis Bolt EV após acidente

Carro autônomo interpretou errado situação de trânsito e acidente deixou dois feridos. Robotaxis circulam em Las Vegas e San Francisco

A Cruise, empresa de transporte autônomo da General Motors, fez o recall de 80 robotaxis após acidente ocorrido em San Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. O modelo envolvido no acidente foi um Chevrolet Bolt EV e duas pessoas ficaram feridas. Esse mesmo carro elétrico acaba de ser lançado no Brasil, com visual renovado mas sem o modo autônomo, claro.

O fato foi reportado em relatório obtido pela agência de notícias Reuters. Empresas como a Cruise e startups como a Waymo e Motional estão realizado diversos testes em locais de alto tráfego, para provar a segurança dos robotaxis. O objetivo não é apenas obter dados, mas também obter a aprovação dos reguladores de segurança e provar que “robotaxis” sem motorista podem ser implantado com segurança em escala. Mas acidentes como o registrado são um revés significativo.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Segundo a Reuters, a GM tirou 80 Bolt EV das ruas para atualização de software após o acidente. Segundo a empresa, o robotaxi estava fazendo um curva à esquerda, quando parou repentinamente no cruzamento, para evitar uma colisão com um veículo que viraria rente ao carro.

Contudo, o carro seguiu em linha reta e atingiu o Cruise Bolt EV. O departamento de polícia de São Francisco e a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) iniciaram investigações. Os órgãos acreditam que o carro previu de forma incorreta o caminho do veículo que se aproximou.

A Cruise, por usa vez, declarou que o veículo em sentido contrário dirigiu na pista de conversão à direita e estava a cerca de 65 km/h numa velocidade permitida de 40 km/h. O robotaxi acabou tomando uma manobra de proteção. “Essencialmente, o veículo “teve que decidir entre dois cenários de risco diferentes e escolheu aquele com o menor potencial de colisão grave no momento, antes da mudança repentina de direção do veículo que se aproximava”, disse a empresa.

Após o acidente, Cruise desativou temporariamente as curvas à esquerda desprotegidas em seus veículos autônomos e reduziu a área em que os veículos podiam operar. Após o recall e a atualização do software, Cruise disse que “gradualmente reintroduziu” as curvas à esquerda desprotegidas em seus veículos. (Fonte: Reuters e MotorTrend)

Leia ainda:
A estratégia da GM para impulsionar carros elétricos
Leilão online tem Chevrolet Camaro com lance inicial de R$ 90 mil

Chevrolet apresenta Equinox 2022 com inédita versão RS

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

13 horas

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

5 dias

Volkswagen Amarok Barretos 70 Anos: edição limitada da Festa do Peão

Picape média ganha edição limitada em homenagem à Festa do Peão mais famosa do Brasil.…

4 semanas

Kia Jorlan: marca coreana ganha nova concessionária em BH; conheça

Marca coreana tem segundo ponto de venda na capita mineira. Grupo Jorlan aposta em concessionária…

1 mês

Preço do Tiggo 8 Pro é reduzido em celebração e fica mais barato que HR-V

Marca celebra oito anos de operação no Brasil e reduz preço do Tiggo 8 Pro.…

1 mês

Chevrolet Onix supera Corsa e vira o GM mais produzido no Brasil

Hatch compacto atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 2012. Chevrolet Onix 2026…

1 mês